Real valoriza quase 100% durante governo Lula

Levantamento da consultoria Economática mostra que a moeda brasileira valorizou quase 100% perante o dólar nos últimos cinco anos.

Em um rol de moedas latino-americanas, o Real lidera, à frente das unidades monetárias da Argentina, Chile, Peru e outros três países.

A consultoria calculou uma valorização de 97,24% da taxa de câmbio brasileira entre os dias 31 de dezembro de 2002 e 12 de outubro deste ano.

No mesmo período, os Pesos chileno e colombiano tiveram ganhos de 45,99%; o Sol peruano teve ganho de 18,06%, e o Peso argentino, de 6,61%.

O estudo da Economática mostra ainda que somente duas moedas latino-americanas perderam valor nos últimos cinco anos: o Bolívar, moeda da Venezuela, que desvalorizou 34,73% frente ao dólar norte-americano, e o Peso mexicano, com perdas de 4,76%.

Perda de valor

Somente neste ano, o real valorizou 15,48% frente ao dólar. Essa perda de valor da moeda americana não foi restrita ao mercado brasileiro.

O euro já atingiu a cotação história de US$ 1,42 nos últimos dias, devido à expectativa de que o banco central americano vai reduzir novamente os juros básicos americanos.

Taxas de juros mais baixas podem fazer com que investidores transfiram fundos para ativos de renda fixa em outros países com retornos mais atrativos. Analistas também citam fatores domésticos para explicar a valorização do real: o nível mais alto das reservas internacionais, hoje em US$ 162 bilhões, o que representa um “colchão de segurança” contra eventuais crises externas.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email