19 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Rabino Eliahu Hasky no Brasil foi um verdadeiro fenômeno pela Torah e o Judaísmo

Rav Eliahu, assim é conhecido por seus milhares de seguidores o mais popular dos rabinos de Israel, pela linguagem simples e direta que interage tanto em eventos presenciais quanto nas redes sociais que hoje totalizam 290 mil pessoas no mundo inteiro, 50 mil só no Instagram.

O Rabino Eliahu Hasky mora em Israel desde os 19 anos. Criou o projeto “Juntos Vai Torah” em 2017 com domínio nos temas: cabalá, sonhos, conceitos da alma, orientação familiar e de casal, desenvolvimento pessoal, além da numerologia, astrologia e meditação judaica.

Em sua recente visita ao Brasil no mês de julho de 2022, acompanhado de sua esposa, Rabanit Bertha Hasky – ela também conduz os grupos especiais de mulheres no whatsApp, o Rabino Eliahu cumpriu extensa agenda com eventos pontuais no Rio de Janeiro e São Paulo, onde palestrou para milhares de Judeus e Bnei Noach (filhos de Noé) com um apoio nobre e incondicional de sua equipe de voluntários: Camila Vieira, Ednah Winter, Fernando, Leandro Moraes, Rafael Silva, Ataiana Terlar, Soraya Cohen e Grace Ferreira.

Nessa entrevista, o Rav Eliahu evidencia os benefícios que o seu projeto Juntos Vai Torah tem realizado em prol do ser humano.

Rabino Eliahu Hasky e esposa Bertha Hasky  (Foto: Leandro Moraes)

Suas expectativas nessa viagem ao Brasil foram alcançadas?

Rav Eliahu – Sem dúvida, com a ajuda do Criador do mundo, essa viagem alcançou todas as expectativas e ainda surpreendeu. Foram treze dias de tour pelo Rio de Janeiro e São Paulo na qual fizemos mais de dez eventos e falamos para mais de mil pessoas presencialmente e para dezenas de milhares digitalmente. Alcançamos mais do que pessoas, alcançamos almas e corações sedentos pela verdade. A maioria dos eventos foi para judeus e houve também dois grandes eventos para não judeus que se interessam pelo judaísmo e pela Torah. Foi emocionante perceber o quanto as pessoas em geral no Brasil querem se espiritualizar e se aprofundar no judaísmo, mas se sentem sozinhos e sem ânimo. Nessa viagem elas despertaram para algo maior, para propósitos de vida, paz no lar, plenitude e conceitos elevados que todos podem colocar em suas vidas. Acredito que as principais expectativas alcançadas foram essas – despertamos muitas almas.

Como o senhor vê a questão do crescimento do judaísmo no Brasil?

Rav Eliahu: No contexto geral vejo com bons olhos e acredito que isso seja parte do processo da redenção no mundo, como falam nossos profetas – de que multidões de muitas nações virão pedir conselhos do judaísmo para suas vidas e seguirão a Torah no que cabe a eles. É importante lembrar que o judaísmo não é proselitista e não vai atrás de pessoas para se converterem. Acreditamos que não judeus podem servir ao Criador como “Bnei Noach” (filhos de Noé) que significa não judeus que cumprem as sete leis universais da Torah para serem chamados de justos nesse mundo e no mundo celestial. Essas sete leis advém de muitas ramificações e entendimentos, fazendo com que a vida se torne de fato uma vida iluminada, alegre e plena. Por outro lado precisamos sempre tomar cuidado e peneirar o que vemos na internet, pois existe também o falso judaísmo e pessoas de má fé. Existe ainda muita ignorância no mundo referente ao verdadeiro judaísmo milenar. Por isso é importante uma busca sincera de cada um nessa caminhada espiritual.

Através de suas abordagens nas mídias sociais, tendo a Torah como o maior instrumento de referência, têm atraído pessoas de várias religiões no mundo inteiro.  Como avalia essas conquistas?

Rav Eliahu: Não era o meu objetivo inicial, porém eu percebi que cada dia que passava dos últimos seis anos de projeto ‘Torah com você’ pessoas de religiões diferentes ou sem religião vinham assistir e acompanhar o nosso trabalho. Entendi então que precisava orientar também essas pessoas que vieram com o coração aberto e sem nenhuma tentativa de convencimento. Eram e são pessoas que querem apenas a verdade e conquistar através da Torah uma vida plena e elevada. Logo, hoje vejo com bons olhos e acredito que cada um nesse mundo tem o seu objetivo; judeus com todas nossas leis e costumes e não judeus como “Bnei Noach” (filhos de Noé).

A Torah é o manual de vida dado pelo Criador há três mil e trezentos anos atrás no Monte Sinai para o povo judeu, é uma fonte pura, Divina e perfeita. Logo cada um que acompanha o nosso trabalho é visto com muito carinho e amor.

Qual é o numero de seguidores que o senhor possui, somando todas as redes sociais?

Rav Eliahu: Atualmente 290 mil pessoas acompanham o nosso trabalho através do Instagram, Facebook, Youtube, Site, aplicativo, e-mails e grupos no WhatsApp. A maioria do público provém do Brasil que é seguido por Portugal, Israel, Estados Unidos, Espanha e Angola. Mas ainda há pessoas que assistem de outras dezenas de países. É realmente algo incrível e emocionante de se ver.

Mais emocionante ainda é receber diariamente mensagens de pessoas com suas vidas transformadas, famílias que voltaram a ficar juntas, casamentos salvos, abortos evitados, depressão revertida e muitos outros casos que vejo como verdadeiros milagres.

Há quanto tempo existe o projeto ‘Juntos Vai Torah’ e quais as suas ramificações?

Rav Eliahu: O ‘Juntos Vai Torah’ existe há três anos. Ele é um grupo especial e exclusivo no WhatsApp da qual os alunos recebem diariamente material judaico exclusivo e junto a isso, semanalmente eu respondo à dezenas de dúvidas sobre o judaísmo e a Cabalá. As pessoas ali crescem todos os dias e aprendem a ganhar o verdadeiro controle de suas vidas.

O Amazonas está em seus planos na próxima viagem ao Brasil? 

Rav Eliahu: Já estou em contato com pessoas do Amazonas que querem colaborar para que no próximo ano possamos levar o projeto “Torah com você” até lá. Estou aberto a ir para qualquer estado do Brasil que tenha pessoas com coração aberto em busca do verdadeiro judaísmo.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email