Pesquisar
Close this search box.

Quintanilha busca novo relator para caso Renan

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), deixou para a próxima terça-feira a escolha do relator para o novo processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Quintanilha ainda não procurou integrantes do conselho para assumirem a função, mas admite nos bastidores que poderá enfrentar dificuldades na escolha de um nome.
O novo processo se refere à denúncia de que o presidente do Senado teria usado laranjas para a compra de um grupo de comunicação em Alagoas
O senador já avisou a interlocutores que, se não encontrar um senador disposto a relatar o caso, vai pedir aos líderes partidários que façam indicações.
O novo processo contra Renan é considerado por alguns senadores como o mais complexo dos três para ser analisado.
A Folha Online apurou que, a exemplo da primeira representação contra Renan no conselho, integrantes do órgão avaliam que as denúncias do suposto uso de laranjas podem ter consistência. No primeiro processo, o senador é acusado de ter usado recursos da empreiteira Mendes Júnior para o pagamento de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

A segunda denúncia contra Renan, relacionada à empresa Schincariol, é considerada de menor importância por grande parte dos senadores. Por esse motivo, o PT indicou o senador João Pedro (PT-AM) para relatar o caso. O senador nem chegou a ser consultado para a função. Ele foi apenas informado pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que seria o relator do processo.
No segundo processo, Renan é acusado de ter beneficiado a Schincariol no INSS para reverter uma dívida de R$ 100 milhões da empresa, depois que a cervejaria comprou uma fábrica de seu irmão, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar