16 de abril de 2021

Não se consegue fazer tudo sozinho e quem faz o resultado de um líder é a sua equipe. 

Mas, diversos líderes têm seu calcanhar de Aquíles justamente neste ponto: sua equipe.

Abaixo sugiro 3 pontos primordiais para você líder, ter ume equipe eficiente; e para você, participante da equipe, garantir seu lugar numa equipe eficiente!

Contrate pessoas melhores que você

É muito comum encontrar líderes que não obtém os resultados esperados por não admitir que ninguém faça nada melhor que eles, que não motivam os membros da equipe a focarem no que são bons. E é aí que está o problema.

Você, como líder, quer os melhores resultados para sua empresa, certo? Então como você pode querer que os membros das equipes que você monta não te superem em determinados pontos? Você deve ter em mente que o que interessa no final de tudo é que o seu negócio atinja excelentes resultados.

Habilidade profissional dos membros é suficiente para ter uma equipe eficiente?

Em seu meio social você deve conhecer inúmeros profissionais muito bons no que fazem. Um ótimo advogado, um médico excelente. Mas como é lidar com essas pessoas? Como seria se você tivesse que trabalhar com elas todos os dias da semana? 

Muitas vezes as empresas enfrentam sérios problemas nas equipes e não entendem o porquê. Líderes sempre se perguntam por que isso acontece se as pessoas têm currículos tão excelentes e são tão bons no que fazem. 

Quando você vai contratar as pessoas da sua equipe, você pensa que a personalidade e o comportamento deles pode influenciar nos resultados do seu negócio? Veja como o futuro membro da sua equipe se comporta, porque muitas vezes, personalidade e comportamento são fatores determinantes para os resultados de uma empresa, e não o fato de ela não saber executar bem uma atividade ou outra. 

Estas questões comportamentais (soft skills) podem e devem ser verificadas através de assessments, dinâmicas de grupo e outras ferramentas utilizadas em processos seletivos.

Mesmo que a pessoa não esteja 100% apta a ocupar a vaga específica para a qual ela esteja sendo contratada, se o comportamento dela estiver de acordo com o que você espera para sua equipe, faça a contratação. Atividades se aprendem, treinamentos aperfeiçoam, mas personalidades e comportamentos são mais difíceis de serem alterados, principalmente se não for a própria pessoa que quiser esta mudança.

Os membros da sua equipe se classificariam como uma equipe de amigos?

Uma carreira brilhante é excepcional, mas não podemos esquecer de um detalhe: equipes são como comunidades, ou seja, um grupo de pessoas que convive no mesmo espaço e interage entre si. Logo, um ambiente de trabalho é o espaço da comunidade e as pessoas que fazem parte dela são os membros da equipe.

Quanto mais avançamos na modernidade, mais se fala em qualidade de vida no trabalho. E um dos fatores que diminuem essa qualidade é a convivência com os colegas de trabalho. Sabe aquelas coisas que você pensa que só existem na TV? Puxadas de tapete, inimizades, dificuldades de realizar projetos juntos porque o foco está só na competição, entre tantas outras más características… Elas existem na vida real e se você não tomar cuidado elas podem prejudicar os resultados da sua equipe.

Ao contrário do que muitos líderes pensam, seu papel também é garantir um ambiente de trabalho que não estimule esses tipos de ações. Isso começa com o que já falamos aí em cima, sobre verificar se as pessoas têm comportamentos adequados para o seu time, se eles têm as características que sua equipe tem.

Quando eu pergunto se os membros da sua empresa se classificariam como uma equipe de amigos não estou falando que precisa ser no sentido estrito, que compartilhem segredos ou convivam fora do trabalho, mas sim que acreditem na ideia de trabalhar em um ambiente em que todas as pessoas contribuam para o bem-estar de cada um e do grupo.

Suponhamos que amanhã é sábado e seus amigos te convidaram pra um churrasco na casa deles. Você não fica animado desde hoje porque vai encontrar as pessoas que você gosta? Pois é. O mesmo deve acontecer com o ambiente de trabalho.

Como você espera que os membros da sua equipe sintam-se felizes de retornar ao ambiente de trabalho e produzir da melhor forma possível se vão encontrar pessoas com as quais se sentem mal? Isso afeta diretamente os resultados da sua equipe.

E isso não é utópico, pode acontecer de verdade! Os pontos acima foram descritos pensando numa equipe fantástica: a minha. Sou agraciada por Deus por ter uma equipe tão “equipe” no sentido literal da palavra e em todos os melhores sentidos que se pode ter. Equipe que forma o nosso #thedreamteam.

Muito sucesso para você e sua equipe!

Fiquem com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email