Pesquisar
Close this search box.

Quem tem duas CPIs não tem nenhuma

A Assembleia Legislativa discute nestes últimos dois dias se instala a CPI da Pandemia (que reuniu sete de oito assinaturas necessárias para sua instalação) ou a CPI da Asfixia (que tem cinco assinaturas). A primeira foi proposta pelos deputados oposicionistas Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos, e pretendia investigar todos os contratos celebrados pelo Estado no período abrangido pelo combate à Covid-19. A segunda, idealizada pelo deputado Delegado Péricles (PSL), pretende restringir as investigações ao período em que faltou oxigênio no Amazonas, em janeiro deste ano. Entre mútuas acusações, os proponentes chegaram a um princípio de acordo ontem, quando este último parlamentar aceitou incluir em seu requerimento os tais contratos. Só que ainda assim não há assinaturas suficientes para colocar em funcionamento nenhuma das duas Comissões. Outro oposicionista, Fausto Junior (MDB), anunciou a retirada de seu aval para aguardar que os colegas definam o que realmente querem.

NOTIFICAÇÕES

O Instituto de Defesa do Consumidor emitiu um total de 278 autuações a postos de gasolina no primeiro semestre de 2021. Os dados são do setor de fiscalização do órgão, que realiza diariamente ações de vistoria em relação ao valor do combustível no Estado. Ao longo do semestre, as equipes notificaram postos e pontões (postos fluviais) em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Iranduba, Lábrea, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Tefé, Alvarães, Silves, Manacapuru, Barreirinha, Coari, Itapiranga, Tapauá, Canutama, Borba, Humaitá, São Sebastião do Uatumã, Boa Vista do Ramos, Urucurituba e Nhamundá.

CRÉDITO

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas e Agência de Fomento do Amazonas já investiu, de janeiro a junho deste ano, mais de R$ 9 milhões em financiamentos para o setor primário. Desse total, cerca de R$ 6,9 milhões foram financiados por meio da linha de Crédito Emergencial, criada para apoiar famílias rurais afetadas pela cheia dos rios e para diminuir os impactos causados pela pandemia de Covid-19.

ADESÃO

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal do Amazonas integrou-se à revitalização ampla do Distrito Industrial de Manaus, garantindo sua adesão às ações do Programa de Crescimento Econômico e Social “Mais Manaus”, lançado pela Prefeitura. É que a força atua no local, por onde passa um trecho da BR-319.

RUAS RECUPERADAS

De janeiro a junho deste ano, em 180 dias, a gestão do prefeito David Almeida (Avante) revitalizou quase quatro mil ruas nos bairros da capital. Os trabalhos realizados visam contemplar 10 mil vias em até dois anos de administração. 

AÇÃO

O Ministério Público do Amazonas, por meio da 13ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, ajuizou Ação Civil Pública por ato de Improbidade Administrativa e pediu a condenação do ex-Prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) e do ex-secretário da Casa Civil Lourenço dos Santos Braga. A investigação concluiu que foram concedidas gratificações ilegais por produtividade de até 500% sobre o valor da remuneração regular de 11 servidores da Casa Civil entre 2013 e 2019.

DIA D

O próximo sábado (10) será o Dia D de vacinação contra a influenza (gripe) na capital. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde discutiram detalhes da ação, que será voltada para crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, idosos, indígenas, professores e outros dez grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além do Dia D, a prefeitura amplia a campanha, na próxima segunda-feira (12) para toda a população ainda não vacinada.

E-COMMERCE

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação promoveu, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, uma reunião com a presença de 41 artesãos, para falar sobre a criação do E-commerce para digitalizar a venda de artesanato. A proposta do novo projeto é criar uma plataforma  para exposição e venda das peças, beneficiando artesãos locais. A Semtepi possui hoje mais de 600 artesãos cadastrados. A ideia é dar oportunidade aos pequenos negócios a terem uma vitrine que atraiam clientes e fechem a operação de vendas via internet, de forma fácil e segura, sem sair de casa.

GULOSO

Em Nova Olinda do Norte, na região do rio Madeira, o vereador Jorge William Costa, o “Jorginho do Povo” (Progressistas), que foi o mais votado na última eleição, foi denunciado à Justiça Eleitoral e ao Ministério público por usar a Associação Pestalozzi, que ele dirige, para comprar votos e por acumular nada menos que três empregos públicos, um deles no município vizinho de Manaquiri. Detalhe: tudo com dedicação exclusiva.

FRASES

omar

“Eu lhe dei todas as chances, mas o senhor insiste em mentir.” Omar Aziz (PSD), presidente da CPI da Pandemia, ao dar voz de prisão a Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde

suframa

“O PPB foi a demanda mais recorrente assim que assumi a Suframa.” General Algacir Polsin, superintendente da autarquia, sobre o incremento na aprovação de Processos Produtivos Básicos 

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar