Pesquisar
Close this search box.

‘Quem casa quer casa’ chega ao Teatro Amazonas

https://www.jcam.com.br/2607_C3.png

Uma das comédias mais cultuadas da história da dramaturgia brasileira ‘Quem casa quer casa’, de Martins Pena, chega ao palco do Teatro Amazonas. A atual montagem é uma viagem do Brasil Império ao século 21. É o que explica a atriz e diretora do espetáculo Ana Cláudia Motta. “Essa viagem começa no Brasil Imperial da metade do século 19 com unidades familiares sólidas e religiosas, comportamentos e costumes rígidos e passa pela divertida e irreverente década de 80 com suas cores, roupas e acessórios espalhafatosos, com personagens ícones das novelas, recaindo na atualidade, amparada por um mundo tecnológico e globalizado”, disse Ana.

Um dos pontos altos desta encenação são as músicas escolhidas, na provocação das mudanças de tempo, junto com divertidas coreografias estilizadas que foram inspiradas nos mais famosos sons e clipes das épocas. Outro fato importante para situar o público é a caracterização fiel das épocas retratadas.

“Tudo isso acontece sem que o conflito central da disputa de espaço/poder dentro de um ambiente onde vários núcleos familiares convivem por falta de condições de moradia, seja minimizado ou esquecido, muito pelo contrário, a plateia se reconhece ou reconhece o outro, dentro de uma problemática que atravessa os séculos, pois quem não conhece o ditado ‘quem casa quer casa’?”, indagou Ana.

A trama
Fabiana é mãe de Olaia, que se casou com Eduardo, e Sabino, que se casou com Paulina, e ambos por falta de condições financeiras foram morar na casa da mãe com os esposos. Tendo Paulina, nora de Fabiana, personalidade forte, quer mandar na casa mais do que a sogra, e o genro Eduardo idéias mirabolantes de ser um grande tocador de rabeca/violino, passando o dia todo tocando ao invés de procurar trabalho, não demora muito para que a convivência vire um inferno. O marido de Fabiana, Nicolau, só se dedica à igreja, não exercendo o pulso firme de um patriarca.

Assim é armada uma rede de intrigas que impulsionam a trama e fazem desta obra uma das comédias mais famosas de Martins Pena, autor, conhecido por retratar a sociedade brasileira de sua época, com suas virtudes e vícios. O que este autor, com certeza nunca imaginou é que sua análise perpassaria a fronteira do tempo e se encaixaria perfeitamente no Brasil de qualquer época.

Quem nunca ouviu indiretas dentro de uma briga familiar? Quem já não brigou com a sogra, quando teve por um infortúnio da vida ter de dividir o mesmo espaço? Quem nunca concordou com vários ditos populares, como ‘Deus criou a mãe e o diabo inventou a sogra?’. Essa atmosfera é muito presente na obra, que ironiza os costumes de pssoas que têm de conviver e não se dão bem, cotidianamente.

O elenco da peça é formado por Ana Cláudia Motta (Fabiana), Branco Souza (Nicolau), Magda Loiana (Paulina), Marcos Santini (Sabino), Denise Lima (Olaia), Carlos Eduardo (Eduardo) e Rivaldo Monteiro (Anselmo). Na ficha técnica estão Branco Souza, na preparação corporal; Selma Bustamante como provocadora do espetáculo; Paulo Marinho, na sonoplastia; Rivaldo Monteiro, responsável pelos cenários e adereços; e Dione Maciel e Cleide Monteiro assinam os figurinos. Esta apresentação de ‘Quem casa quer casa’ tem apoio da Prefeitura de Manaus, através da ManausCult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos), governo do Amazonas, por meio da SEC (Secretaria de Estado de Cultura), Cia. de Teatro Apareceu a Margarida, Casarão de Ideias, Sinttel-AM, Fetam (Federação de Teatro do Amazonas) e AACA (Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas). O espetáculo foi contemplado pelo Edital Conexões Culturais da Manauscult, edição 2015.

ArtBrasil
A Associação ArtBrasil é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2001 com o objetivo de promover a arte e a cultura, desenvolvendo atividades de dramaturgia, produção, estudo, pesquisa nas modalidades artísticas, mas atua, principalmente, na área das artes cênicas com  projetos de teatro, arte-educação, teatro-dança, circo entre outros. A associação já recebeu prêmios federais, estaduais e municipais e dentre seus trabalhos tem espetáculos, atores e técnicos premiados. O espetáculo “Quem casa quer casa” foi premiado pelo edital Conexões Culturais – Manauscult/ Prefeitura de Manaus, é o mais recente trabalho montado pela associação e vem tendo grande sucesso de público e crítica.

O espetáculo acontece no Teatro Amazonas no próximo dia 18 de agosto, às 20h. Os ingressos saem a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com classificação livre.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar