Queda nas exportações pode fazer PIB recuar

A queda dos investimentos e das exportações é a principal razão que fará com que o PIB brasileiro caia 0,4% em 2009 ante o ano passado, de acordo com a previsão da CNI(Confederação Nacional da Indústria) que consta do Informe Conjuntural trimestral, divulgado em Brasília.
A queda da demanda externa também fará com que o PIB industrial tenha um recuo de 3,5% neste ano ante 2008, segundo a projeção da CNI.
“A economia brasileira, em especial a indústria, é muito exposta ao mercado internacional. Como esse mercado está desaquecido, em virtude da crise internacional, a indústria nacional sofrerá mais por conta da queda das exportações, principalmente as de produtos manufaturados”, avaliou o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.
O Informe Conjuntural divulgado mostra que o PIB industrial recuou 11,1% nos dois últimos trimestres. Se considerados apenas os quatro meses de 2009 para os quais já existem indicadores econômicos conhecidos, o recuo da produção industrial é de 15% sobre os quatro primeiros meses de 2008.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email