Pesquisar
Close this search box.

Quase 5 milhões de trabalhadores recebem abono salarial em um mês

Em apenas um mês, mais de 4,9 milhões de trabalhadores sacaram o abono salarial do exercício financeiro 2008/2009, segundo dados do DEP (Departamento de Emprego e Salário), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Esse número representa um universo de 32,88% do total de pessoas identificadas para receber o benefício em todo o país.
Para o diretor do Departamento de Emprego e Salário, Rodolfo Péres Torelly, o resultado é considerado satisfatório até o momento. “Já conseguimos alcançar quase 33% dos trabalhadores identificados com direito ao benefício. Esse volume de pagamento é fruto da parceria entre o MTE e os agentes pagadores (Caixa e Banco do Brasil), que vêm estimulando os pagamentos por intermédio de folha de pagamentos e crédito em conta”, completa Torelly.

Trabalhadores identificados

O número total de trabalhadores identificados, aptos a receber os chamados PIS e Pasep em todo o Brasil, ultrapassa os 15,1 milhões de brasileiros. Todos os beneficiados estão autorizados a sacar o abono até o último dia do mês de junho de 2009. O saque corresponde a um salário mínimo, atualmente no valor de R$ 415.
Os trabalhadores celetistas inscritos no PIS recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal ou nos postos e agências da Caixa. Já o Pasep é pago aos servidores públicos no Banco do Brasil. Para efetivar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep, além da carteira de identidade.

Repasse direto

Algumas empresas e governo pagam diretamente o abono, porque fazem convênio com a Caixa e Banco do Brasil, que repassam os recursos para esse pagamento. Os trabalhadores recebem o benefício no contra-cheque. Em caso de dúvida, a Caixa mantém o telefone 0800-5742222 para esclarecer os trabalhadores.

Recorde no exercício

Mais de 13,5 milhões de pessoas sacaram a quantia de R$ 415 do abono salarial ano-base 2006 até 30 de junho deste ano. Com o resultado, a taxa de cobertura no exercício 2007/2008 foi a maior da história do pagamento do abono: 95,40%. Na ocasião, tinham direito a receber o abono, um total de 14.189.277 pessoas. Destas, 652.612 deixaram de fazer o saque. Um resultado recorde em toda a história do abono salarial.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar