Pesquisar
Close this search box.

Quarteto de fotógrafos inicia projeto Amazônia Photos

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/06Jun/03/fotografos%20amazonia.jpg

Quatro olhares e um único objetivo: divulgar o Amazonas para o mundo. É com essa proposta que os fotógrafos Julián Aude, Carlos Navarro, Michell Mello e Selma Maia resolveram se juntar e formar o grupo Amazônia Photos. A intenção do quarteto é globalizar parte do patrimônio natural e histórico presente aqui e despertar, por meio da fotografia, a atenção e a curiosidade de pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer de perto tudo aquilo que o Estado pode oferecer.

Um dos idealizadores do projeto, Julián Aude Santacruz nasceu na cidade de Valencia, na Venezuela e mora em Manaus – terra pela qual se apaixonou – desde 2009. Com apenas quatro anos de carreira, já recebeu convites para expor suas obras em diversos lugares do mundo, como Milão, Frankfurt, Londres e Las Vegas. Segundo ele, um dos objetivos é reunir um grande acervo de imagens com diversas finalidades.

“Amazônia Photos é um lugar onde se reúnem talentos, inspirações, motivações e interpretações sobre tudo o que é Amazônia, a natureza, as pessoas, a cultura, as tradições, nossos ancestrais, essa mistura de coisas ficam registradas, e é na Amazônia Photos onde convergem esses registros. Queremos projetar, queremos colocar na mente das pessoas, criar mais patrimônio cultural com esses registros”, resumiu Julián.

Selma Maia destaca o espírito coletivo do quarteto, que pretende inserir e envolver o maior número possível de fotógrafos nas atividades que serão realizadas e promovidas pela Amazônia Photos, a começar pelo livro com fotografias em homenagem a Manaus, que será lançado perto do aniversário de 350 anos da cidade.

“A ideia é realmente firmar a fotografia no Amazonas, o crescimento por meio de saídas fotográficas, por meio de cursos e talvez até recursos que poderão vir por aí. O objetivo maior é o fortalecimento e a fixação da fotografia por meio dessa interação, fazendo com que essa atividade cresça e, quem sabe, possamos concorrer lá fora em concursos, em exposições”, disse a paulista.

Com mais de cinco décadas dedicadas à fotografia, Carlos Navarro Infante “comeu jaraqui e não saiu mais daqui”. Nascido em Caracas, na Venezuela, ele trocou a charmosa Barcelona, na Espanha, por Manaus, em 1973. Com o grupo, ele espera registrar a transformação pela qual passa a Amazônia.

“A fotografia em si tem uma coisa que faço com muito prazer, que é o documentar. O documentar significa você fazer um acompanhamento passo a passo, ano a ano, e você vai fazendo isso de uma forma tranquila. Ao fim de uma década, duas décadas, três décadas, você começa a ver que tem um material retroativo. É isso que faz a fotografia: nós somos documentaristas”, afirmou Navarro.

Único amazonense do quarteto, e o caçula – mas não menos experiente –, Michell Mello se diz honrado por ter sido convidado para fazer parte do grupo, que, segundo ele, visa mostrar a Amazônia de maneira elegante e contextualizada. E os trabalhos a serem desenvolvidos vão além da produção do livro em homenagem a Manaus.

“Ser o único amazonense e o mais novo do grupo é algo maravilhoso, tem sido uma boa experiência, estar compartilhando ideias, cada um num seguimento diferente. Tem muita coisa para acontecer, tem muitos produtos para serem criados, boas ideias sendo compartilhadas, e tenho certeza de que vamos fazer uma boa escolha num grande portfólio, com vários artistas locais”, finalizou Michell.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar