Pesquisar
Close this search box.

Qualificação com foco nos óleos amazônicos

https://www.jcam.com.br/0911_B1.png

Extrair óleo essencial de plantas para aplicar em biorepelentes é a proposta de um dos minicursos do curso de Engenharia de Bioprocessos que está sendo realizado na 5ª edição do Encoeng (Encontro Regional de Engenharia) da faculdade Fucapi.

O evento iniciou na manhã de ontem (8), e vai até amanhã (10), no campus educacional da instituição localizado na avenida Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial, da Faculdade Fucapi.

Com o tema “Extração de óleos essenciais para aplicação de biorepelentes”, o minicurso é ministrado pela professora de química da faculdade, Elba Vieira.

Para ela, o objetivo do minicurso, além de ensinar aos participantes a extração do óleo de plantas, como das frutas cítricas, – exemplo, o capim limão e a casca de laranja – , a palestra alertará sobre o problema da dengue. “Com isso nós estamos mostrando a eles que existe uma alternativa de produtos naturais que apresentam óleos para a atividade de inseticida”, disse.

Segundo a professora, a atividade de extração dos óleos essenciais de produtos naturais já existe desde o tempo dos egípcios e árabes em séculos passados. “Mas só agora esta técnica está se fundindo, porque são produtos que não são tóxicos , podendo ser usado pela população”, salienta.
Além do tema sobre a extração de óleo de plantas, o encontro também apresenta os minicursos com temas como: “Produção de cosméticos”, “Bioprocesso aplicado à indústria farmacêutica” e a “Produção de Cerveja”.

Proposta
Para a coordenadora do evento, Eneida Nascimento, o Encoeng tem o propósito de discutir como o engenheiro pode apresentar serviços, produtos e formas inovadoras de produção sustentável. “Essa ideia surgiu porque abrigamos aqui na faculdade o Workshop Cebratec, que é do Sistema Brasileiro de Tecnologia. E nesse evento foi muito discutido a questão da certificação-ROSS, que é uma certificação que barra a adição de alguns produtos químicos nocivos à saúde humana. Então, para algumas empresas exportarem esses produtos elas precisam ter essa certificação”, disse.

O evento será em três dias: ontem, os alunos discutiram sobre o papel do certificado ROSS; hoje, os alunos irão discutir sobre a certificação em geral; e amanhã, o debate será sobre a relação engenheiro, produtos e serviços.
“A finalidade é entender como as empresas estão se reinventando para poder atingir outros mercados, principalmente o mercado exterior, e até mesmo o nosso mercado interno”, finaliza Eneida.

Crise x Fucapi
Sobre a relação do cenário econômico das indústrias com a crise, assunto que também estará em pauta no encontro, Eneida explicou que, com o desemprego, houve uma queda na aplicação de alguns projetos da faculdade nessas empresas. “Por termos projetos em parcerias com algumas empresas, analiso que elas estão com uma outra visão para investir em projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) Tecnológico. Porém, elas ainda estão se mantendo, buscando novos mercados e pessoas mais capacitadas. E para isso, preparamos os nossos alunos justamente para viver a crise e para empreender”, finaliza.

Em três dias de atividade o Encontro pretende reunir mais de 500 pessoas, entre eles: pesquisadores, docentes, estudantes de graduação, graduação tecnológica e de pós-graduação; engenheiros nas áreas Ambiental, Sanitária, Telecomunicações, Produção, Elétrica, Mecânica, Civil, Computação e áreas afins.

Feira tecnológica
Além da Encoeng 2017, a Fucapi também realiza hoje (9), e amanhã (10), uma atividade voltada para alunos do ensino médio técnico, a 14ª Feira Tecnológica da Fucapi.

Com entrada gratuita, o evento acontece no pátio do campus educacional da instituição, na avenida Danilo de Matos Areosa, 381, Distrito Industrial, das 9h às 21h.

No evento, coordenadores e alunos irão apresentar vários projetos desenvolvidos como: a primeira bicicleta motorizada movida à água que acaba de ser desenvolvida por uma equipe de alunos do curso técnico de Mecânica da Fucapi. A inovação é chamada ‘Hidrobike’ e será uma das principais atrações da feira.

Com o tema ‘Matemática e suas soluções para o planeta’, o engenheiro mecatrônico e professor orientador do projeto Encoeng, Moisés Levy, explica que o modelo, em teste ainda, seria o único de Manaus com o intuito de auxiliar o deslocamento de pessoas em curtas e médias distâncias. “O motor é acionado somente quando o ciclista tem dificuldade de vencer obstáculos, como subidas, tão comuns em Manaus. No restante do percurso, apenas os pedais são suficientes para mover a bicicleta”, detalhou ele, destacando que o produto está alinhado aos conceitos de sustentabilidade e também visa economia para o usuário.

Ao todo, são 1.200 alunos envolvidos, distribuídos nas áreas técnicas de Automação, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Refrigeração, Contabilidade e Qualidade.

Transmasa
Outro projeto a ser apresentado na feira pelos alunos do curso técnico, é o “Transmasa”, que significa Transporte, Magnético sem Atrito. “A nossa proposta é apresentar um novo conceito de transporte público de trem, bonde ou ônibus sem contar com o auxílio de rodas, pneus e trilhos. “Então esse transporte iria flutuar sobre os trilhos, por meio de uma repulsão magnética. E ele ia funcionar através de um motor elétrico que vai fornecer força, um ventilador que impulsiona o transporte a se mover flutuando”, explicou o aluno.

Para a diretora da Escola Fucapi, Neila Buzaglo, o tema que acompanha a Semana Nacional da Tecnologia, tem nesta edição soluções econômicas para a indústria e sociedade, sempre buscando parcerias e investimentos para o desenvolvimento com as empresas locais.

Sobre a Feira
A Feira Tecnológica da Fucapi é um evento com entrada gratuita, aberto para todos os públicos interessados em inovação, matemática e tecnologia. Durante toda a feira haverá a presença do Food Truck Rock Cheff, que apresenta a culinária local.

Serviço
O QUE?
5º Encoeng (Encontro Regional de Engenharia)

QUANDO?
8, 9 e 10 de novembro de 2017

ONDE?
Faculdade Fucapi (av. Danilo Areosa, 381 -Distrito Industrial)

INFORMAÇÕES?
Das 9h às 21h -https://goo.gl/zPvu4r

Serviço
O QUE?
14ª Feira Tecnológica Fucapi

QUANDO?
9 e 10 de novembro de 2017

ONDE?
Campus educacional de Fucapi -av. Danilo Areosa, 381 -Distrito Industrial.

HORÁRIO:
Das 9h às 21h

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar