Pesquisar
Close this search box.

PV e PCdoB realizam convenções e definem chapas

Dos partidos que ainda faltam decidir oficialmente os rumos que deverão tomar na campanha eleitoral deste ano, PSDB, PPS, PV, PTB e PCdoB, os verdes e comunistas decidiram lançar, parcialmente, suas candidaturas no final da semana. O PCdoB oficializou o nome da deputada federal, Vanessa Grazziotin para disputar vaga ao Senado Federal em parceria com o ex-governador Eduardo Braga, na coligação que apóia o nome de Omar Aziz (PMN) ao governo do Amazonas. O PV, que tem candidato próprio à presidência da República, a senadora Marina Silva, lançou nomes de candidatos a uma vaga na ALE (Assembléia Legislativa do Amazonas), sem definir candidato próprio ao governo.
Segundo a vice-presidente estadual do PV, Eliane Ferreira da Silva, os verdes vão esperar até os últimos dias do prazo final das convenções para oficializar sua participação na campanha. “O que está definido hoje é que o PV vai definir coligação não proporcional com o PPS e o PSDB. Isso já foi aprovado pela executiva”, explicou, ressaltando que a decisão final será anunciada no próximo dia 30, na convenção do partido. “O presidente estadual do PV, Ângelus Figueira, prefeito de Manacapuru, é quem está à frente das últimas negociações da articulação”, afirmou.
O PV, em âmbito nacional, é o partido que mais cresceu e ganhou importância mesmo antes do início do processo eleitoral, por conta da chegada de Marina Silva aos quadros do partido e sua evolução como candidata à presidência, mas para o Amazonas ainda não definiu palanques e chapas, ficando com as opções de compor um palanque único com PSDB e PPS ou negociar alianças com a chapa PSB-PR, formando um palanque duplo, não oficial.
O PCdoB do Amazonas realizou convenção neste sábado (26), na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), para homologar a candidatura da deputada federal Vanessa Grazziotin ao Senado, de Eron Bezerra a deputado federal e 48 candidatos a deputado estadual. O evento contou com a presença do governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição; do ex-governador Eduardo Braga (PMDB), companheiro de chapa de Vanessa; e do secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino.

A decisão de lançar chapa própria na disputa proporcional ou fazer coligação com outros partidos ficará com a direção da sigla. Cerca de três mil pessoas participaram da convenção.
“Nós estamos empolgados com esse grande desafio que a gente tem pela frente. Espero que seja uma eleição rica em debate. Nossa coligação tem um senador praticamente eleito, que é o ex-governador Eduardo Braga. Acho que o trabalho dele será reconhecido por meio de uma votação expressiva”, disse Vanessa. As últimas sondagens eleitorais indicam que Vanessa disputará a segunda vaga contra o candidato tucano Arthur Virgílho, um dos principais adversários do Governo Lula no Senado. “Nós vamos concorrer em pé de igualdade as duas vagas no Senado, porque eu sou daquelas que defendo a Petrobras como empresa pública e estatal. Sou contrária a qualquer tipo de privatização que tentaram fazer e fizeram no passado”, disse a deputada cutucando o adversário.
Segundo ela, a coligação em torno da reeleição de Omar Aziz (PMN) ao governo representa um projeto político vitorioso que tem promovido o desenvolvimento econômico do Estado e a defesa intransigente da Zona Franca de Manaus. “Nossa disposição de luta é muito grande. Tenho sentido isso na nossa coligação, em todos os partidos e em todos os deputados federais com os quais convivo todos os dias praticamente”, disse Vanessa, que é presidente estadual do PCdoB.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar