Pesquisar
Close this search box.

Puraquequara recebe obras de construção de unidades agrícolas

A partir de amanhã, as comunidades agrícolas do Puraquequara e ramal do Pau Rosa, nas zonas urbana e rural de Manaus, recebem as obras de construção de duas unidades de assistência técnica e extensão rural. As unidades serão construídas pela Prefeitura de Manaus e visam auxiliar os trabalhadores a melhorar a produção de frutas, verduras e legumes, como a criação bovina, suína, de peixes e aves.
O projeto das unidades de assistência técnica é desenvolvido pela Sempab (Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento), que desde o ano passado tem levado apoio às comunidades agrícolas. Neste período, a Sempad identificou as maiores queixas dos agricultores, como a falta de acompanhamento quanto ao uso correto de fertilizantes e a preparação do solo para o plantio.
Para resolver estes e outros problemas, a Sempab intensificou a visita de técnicos agrícolas nos canteiros de produção. A medida já obteve resultados, como o aumento no uso de adubo orgânico e a queda no consumo de fertilizantes químicos.
De acordo com o secretário municipal de Produção e Abastecimento de Manaus, Rogério Vasconcelos, o próximo passo é a construção das unidades de assistência técnica. “As unidades vão oferecer apoio integral aos agricultores, que vão dispor de um técnico agrícola residente”, afirmou o secretário.
Além do apoio técnico, a Sempab vai disponibilizar dois tratores, duas carretas, duas grades aradoras, duas roçadeiras e duas unidades de distribuição de adubo e calcário. Os equipamentos podem ser usados pelos agricultores e ajudam no preparo da terra para o plantio, no carregamento de sementes, frutas, verduras e legumes.
Segundo o secretário, na comunidade do Jiró, no bairro do Puraquequara, existem famílias de agricultores que abastecem feiras, mercados e supermercados da cidade. “O Puraquequara possui comunidades agrícolas dentro área urbana da capital. Nossa missão é ajudar os agricultores a aumentar a produção e facilitar o escoamento”, afirmou o secretário.

Ramal do Pau Rosa ganha unidade de assistência

O ramal do Pau Rosa, na zona rural, também ganhará uma unidade de assistência técnica que funcionará semelhante à do Puraquequara. A unidade também disponibilizará um técnico agrícola para atender os agricultores e solucionar problemas nos canteiros de produção.
Segundo o secretário, o objetivo é buscar soluções rápidas para as queixas dos trabalhadores do campo. “Não podemos esperar dias, às vezes semanas, para levar assistência técnica aos agricultores”, afirmou. “Os técnicos agrícolas vão morar nas comunidades e prestar assistência imediata às queixas dos trabalhadores”, acrescentou.
Além dos implementos agrícolas, a Sempab disponibilizará engenheiros agrônomo e de pesca, médico veterinário e técnicos agrícolas para atender os trabalhadores do campo.
Ainda segundo o secretário, a medida visa acabar com o abandono que o setor agrícola de Manaus passou nas últimas administrações municipais. “Manaus não tinha qualquer política de apoio ou incentivo à produção de alimentos”, lembrou Rogério. “A determinação do prefeito Amazonino Mendes é acabar com o abandono sofrido pelos agricultores e, dessa forma, melhorar a produção agrícola na capital”, completou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar