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Publicidade na internet pode render R$ 470 mi

O crescimento da venda de computadores tem incentivado a entrada de brasileiros na rede mundial e isso tem se refletido no mercado publicitário. As receitas com anúncios na internet aumentaram 40,16% no primeiro semestre, enquanto o mercado total, que inclui os meios tradicionais, caiu 3,6%, segundo dados do IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil. Os anúncios na web movimentaram R$ 221 milhões, o que ainda equivale a uma parcela pequena das receitas publicitárias. São 2,7%, comparados a 2% em 2006.

“Os usuários de internet no Brasil devem chegar a 40 milhões no fim deste ano, e o tempo de uso também está crescendo”, apontou Osvaldo Barbosa de Oliveira, presidente do IAB Brasil. “As pessoas consomem cada vez mais internet.”

A entidade prevê que o faturamento publicitário na rede mundial chegará a R$ 470 milhões este ano, um crescimento de 30% sobre 2006. Os números do IAB Brasil passaram a incluir os links patrocinados, pequenos anúncios de texto que aparecem ao lado de resultados de buscas e páginas de conteúdo, desde abril.

Os jornais foram o único meio impresso que teve crescimento no primeiro semestre, com avanço de 0,75%. As revistas caíram 2,78% e os guias e listas perderam 4,8%.

Os meios que mais perderam receita foram a TV, com queda de 5,16% e a mídia exterior, com baixa de 17,72%, refletindo os efeitos da Lei da Cidade Limpa na cidade de São Paulo.

“A internet é um meio complementar a todos os outros”, afirmou Oliveira. “A TV, os jornais e as revistas têm sites. A internet já é o segundo meio de massa nacional, depois da televisão.” Ele destacou que, na rede mundial, é possível fazer campanhas de massa nos grandes portais, com efeitos parecidos com a televisão e também campanhas dirigidas a públicos bem específicos, nos mecanismos de busca. “Quem busca informações sobre um carro na internet, está bastante adiantado no ciclo de compra.”

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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