Pesquisar
Close this search box.

Protocolo inédito reduz risco de morte em pacientes com AVC no Amazonas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/Janeiro/Janeiro%20%2001/Janeiro%202/santa%20julia.jpg

O Hospital Santa Júlia está trazendo para Manaus um protocolo inédito de atendimento a pacientes acometidos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é o “Protocolo de Stroke” ou “Protocolo de AVC”. Trata-se de uma série de procedimentos sistematizados, com triagem direcionada desde a entrada na emergência do hospital, passando por atendimento especializado de neurologia e neurocirurgia, podendo ser submetido a procedimento de neurointervenção e internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O procedimento aumenta significativamente a chance de recuperação do paciente e minimiza a possibilidade de sequelas.

O processo começará em breve, junto com a inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, que passa a oferecer 30 leitos, sendo 5 exclusivos para pacientes de AVC.

“Além dos leitos para pacientes de cuidados gerais e dos com problemas coronarianos, serão acrescentados mais cinco leitos específicos para pacientes com problemas neurológicos agudos e que precisam passar por esse tipo de protocolo. Cada leito da UTI é uma unidade separada, com equipamentos, equipe médica e atendimento diferenciado”, explicou o médico cardiologista intensivista e coordenador da UTI, Gilberto Gama.

 “Dados mostram que menos de 1% dos pacientes de AVC têm atendimento adequado para esse tipo problema. Com a implantação desse protocolo, pretendemos diminuir os índices de mortalidade e melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, afirmou a neurologista clínica do Hospital Santa Júlia, Drielle Sales.

A cada cinco minutos, um brasileiro sofre com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que ocasiona aproximadamente 100 mil mortes por ano no País, segundo dados do Ministério da Saúde. 

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar