Pesquisar
Close this search box.

Prosamim instala água e esgoto no Centro

As obras de implantação do sistema de água e esgoto do Prosamim (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), do governo do Amazonas, financiado por meio de contrato de empréstimo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), agora vai atuar em mais três ruas do centro da cidade, são elas: Ipixuna, Jonathas Pedrosa e Emílio Moreira. Hoje, as obras vão iniciar na rua Ipixuna, que será interditada para o fluxo de veículos, na próxima semana, as interdições acontecerão nas demais ruas citadas.
De acordo com o coordenador executivo do Prosamim/UGPI, engenheiro sanitarista, Tabajara Ferreira, as famílias que moram nesta área estão sendo orientadas pela equipe social do Prosamim e líderes comunitários. “Além da equipe social do Prosamim, a empresa responsável pela obra, Andrade Gutierrez, está disponibilizando funcionários para dar informações técnicas sobre as obras para os moradores”, disse o coordenador.
As obras iniciaram em maio deste ano, ao todo, já foram instalados cerca 3.831,94 metros de rede de esgotamento sanitário e nas unidades habitacionais 1.834,73 de rede de água (obra que irá beneficiar as famílias que moravam nas margens dos igarapés Manaus, Bittencourt e Mestre Chico). O material usado nessas obras é o tubo PBA e PVC, utilizado também em obras nas grandes metrópoles do país. Isso garante que esse sistema de esgotamento sanitário que está sendo implantado na bacia do Educandos tenha grande resistência e durabilidade para atender a população de Manaus por várias décadas.
O objetivo do Prosamim é implantar a rede de esgotamento sanitário em toda a bacia do Educandos. “Estamos trabalhando para que a obra seja concluída num prazo de dois anos, envolvendo as sub-bacias Manaus, Bittencourt e Mestre Chico”, afirma o coordenador.
No momento, as intervenções estão acontecendo na ruas Santa Izabel e Visconde de Porto Alegre, no trecho entre as ruas Ramos Ferreira e Sete de Setembro, próximo ao igarapé Manaus. A rua Santa Izabel está interditada para o fluxo de veículos, pelo fato de ser estreita, diferente da rua Visconde de Porto Alegre que está interditada somente do lado direito, assim a rua está livre para o fluxo de veículos e pedestres. O prazo para a conclusão desse trecho é de 3 dias a partir desta sexta-feira, dia 23.

Acompanhamento fica com Águas do Amazonas

A avenida 7 de Setembro, entre a rua Major Gabriel e Jonathas Pedrosa, também está parcialmente interditada. Segundo o engenheiro responsável-técnico da obra, Arnaldo Ribeiro, a rua ficará interditada por 5 dias.
 
Acompanhamento Técnico

 As obras de água e esgoto do Prosamim estão sendo acompanhadas por um fiscal da empresa Águas do Amazonas para dar apoio técnico no caso de alguma interferência que aconteça nas obras. De acordo com o fiscal da Águas do Amazonas, Jair Mota, as obras estão ocorrendo dentro do previsto. “Temos uma equipe técnica preparada para agir quando houver algum tipo de rompimento indesejado, pois isso é um fator inevitável quando se trata de uma grande obra como a do Prosamim”, afirmou o fiscal.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar