Pesquisar
Close this search box.

Proposta simplifica atendimento no serviço público

O vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB) protocolou hoje, 3, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a indicação 514/2017 para que o Prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), apresente o Projeto de Lei que dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no município e institui a Carta de Serviços ao Usuário.

O Indicativo segue a sistemática do Decreto 9.094/2017, que visa simplificar o atendimento a usuários de serviços públicos federais. Para o parlamentar, este indicativo traz além da economia de dinheiro e do ganho de tempo, a desburocratização do governo municipal dando mais transparência à prestação de serviços públicos.

“Por meio da indicação o próprio servidor público municipal conferirá a cópia do documento com o original. Enquanto a cópia previamente autenticada dispensa a conferência do original. Essa medida traz uma mudança significativa não só para pessoa física, mas também para a jurídica, como os despachantes e contadores, que nem sempre possuem as vias originais dos clientes em mãos” , destaca o vereador.

Em resumo, essa legislação torna gratuito os atos necessários para o exercício da cidadania, cria uma padronização de procedimentos e formulários e proíbe a recusa de documentos pelos protocolos dos órgãos públicos. O usuário também fica dispensado de entregar o mesmo documento várias vezes, em cada atendimento que receber, caso a informação já conste em banco de dados oficiais.

“Isto irá simplificar a vida dos cidadãos que acabam perdendo tempo quando se dirigem a uma repartição pública, muitas vezes, você vai numa porta e na seguinte eles pedem o mesmo documento, que com a ajuda da tecnologia, hoje pode ser obtido através de um sistema já existente” ressaltou Gedeão.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar