Pesquisar
Close this search box.

PROOFPOINT

Como tudo que envolve tecnologia e conexão à rede, o mundo da internet das coisas também pode ser alvo de ataques maliciosos. A empresa de segurança Proofpoint divulgou o que pode ter sido o primeiro ataque hacker envolvendo eletrodomésticos inteligentes.
Segundo o comunicado, 750 mil e-mails maliciosos foram enviados a partir de 100 mil equipamentos domésticos comuns como roteadores, televisores e pelo menos um refrigerador.
A empresa alerta para o fato de que as previsões divulgadas indicam que o mercado de dispositivos conectados deve crescer quatro vezes mais que o número de computadores ligados à rede, o que pode favorecer o aumento desse tipo de problema.
O ataque observado pela Proofpoint ocorreu entre 23 de dezembro e 6 de janeiro e foi feito a partir de ondas de e-mails maliciosos enviadas três vezes ao dia. Mais de 25% do volume de e-mails não foi enviado por notebooks, computadores ou dispositivos móveis.
Esse tipo de ataque ocorre quando hackers invadem computadores para agirem como robôs dentro de uma botnet (grupo de máquinas infectadas que são mobilizadas para executar tarefas como o envio de spam e o roubo de informações).
“Muitos destes dispositivos são pouco protegidos, na melhor das hipóteses, e os consumidores não tem praticamente nenhuma maneira de detectar ou corrigir invasões quando elas ocorrem. As empresas podem ver esses ataques crescerem quanto mais dispositivos estiverem online e criminosos encontrarem mais maneiras de explorá-los”, disse o gerente geral de segurança da informação da empresa, David Knight.
Esta é a primeira vez que a indústria tem provas de um ataque envolvendo aparelhos comuns. O instituto de pesquisa IDC prevê que mais de 200 bilhões de equipamentos estarão conectados à internet até 2020. Normalmente, os dispositivos não possuem proteção antivírus e antispam.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar