Pesquisar
Close this search box.

Pronunciar não é mole, não!

A língua portuguesa é repleta de palavras cuja pronúncia nos pega de calças curtas; nos olha de esguelha; desdenha-nos e ainda faz pouco de nós! As eleitas de hoje, são: sublinhar; inexorável e abrupto.

SUBLINHAR

Para compreender a pronúncia desse vocábulo basta consultar um bom dicionário. “Sublinhar. 01. Traçar uma linha abaixo”. Geralmente se vale desse recurso para dar, por exemplo, maior realce a uma palavra ou a fragmentos de um texto. Então, na hora de pronunciar lembrem-se da separação silábica de “sublinhar”, qual seja: “sub-li-nhar” (correta). Esqueçam da opção “su-bli-nhar” (errada).

INEXORÁVEL

Convenhamos, para que serve uma pronúncia acertada de uma palavra se não é sabido o significado dela? “Inexorável. Adj. 2. ger. 01. Que não se move a rogos; não exorável; implacável; inabalável. 02. Austero, reto, rígido.” A pronúncia, de certo, causará surpresa em alguns, pois o “X”, em “INEXORÁVEL”, ocupará foneticamente o som de “Z”, seria algo do tipo, “INEZORÁVEL”, em termos de som, pois a escrita permanece inalterada.

ABRUPTO

Quanto a esse vocábulo creio que alguns já saibam, mas que a grande maioria pronuncia equivocadamente. Notem que a dificuldade quanto aos três eleitos de hoje é de cunho fonético (som), não de cunho escrito, então vamos a esse novo desafio. O que quer dizer “abrupto”? “Abrupto. Adj. 03. Súbito, inopinado, repentino.” Mas e quanto à pronúncia? Vamos a ela: “ab-rup-to” (correto). Mas e o tão falado “a-brup-to”? Não passa de um equívoco e um hábito, que precisam ser evitados. Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar