Pesquisar
Close this search box.

Projetos de inovação têm recursos da Finep

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), agência de inovação do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), está destinando recursos a projetos voltados à inovação estratégica e o incremento da competitividade de empresas em todo o país.
Com o objetivo de orientar indústrias do PIM (Pólo Industrial de Manaus) e MPE’s (Micro e Pequenas Empresas do Estado) quanto à elaboração de projetos dessa natureza, a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e a Finep promovem a palestra “Chamadas Públicas vinculadas às categorias Finep/Sebrae e Subvenção Econômica”. O evento ocorrerá no próximo dia 11, de 14h30 às 17h30, na sede da autarquia (auditório Floriano Pacheco).
A palestra será proferida pelo coordenador regional Norte, do departamento de promoção da Finep, Paulo Resende, que fará uma ampla explanação sobre a atuação da agência de inovação no país, bem como, a metodologia de elaboração de propostas para chamadas públicas, com destaque para as categorias Finep/Sebrae e Subvenção Econômica. “Essas duas chamadas públicas totalizam em torno de R$ 500 milhões em recursos não-reembolsáveis”, destacou o especialista.
O coordenador regional diz ainda que para garantir abrangência nacional dessas duas categorias de financiamento, 30% de seus recursos serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “É uma ótima oportunidade para que empresas dessas regiões realizem projetos de inovação, sem contar que se trata de uma forma de estimular o desenvolvimento regional”, comentou.
Lançado em setembro de 2006, o Programa de Subvenção Econômica concede recursos de natureza não-reembolsável para empresas públicas ou privadas que desenvolvam projetos de desenvolvimento de processos e produtos inovadores.
Essa modalidade só foi possível no Brasil a partir da aprovação e regulamentação da lei da inovação (10.903/04). Por outro lado, a categoria Finep/Sebrae visa fornecer apoio financeiro a projetos de inovação tecnológica de interesse de MPEs, a serem executados por ICTs (Instituições de Ensino e Pesquisa ).
O formulário de apresentação de propostas para o Finep/Sebrae está disponível no site www.finep.gov.br desde 15 de agosto, ao passo que o formulário para a chamada pública Subvenção Econômica estão disponíveis desde o dia 7 de setembro.
As propostas das micro e pequenas empresas poderão ser enviadas até 10 de outubro. Já as propostas preliminares da Subvenção Econômica devem ser entregues até 24 de setembro, sendo que o projeto final dessa categoria pode ser apresentado até 22 de outubro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar