Três projetos da cidade de Parintins foram aprovados no edital “Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal”, que tem como principal parceira a Funarte (Fundação Nacional de Artes) e a SAI (Secretaria de Articulação Institucional) do Ministério da Cultura.
A cineasta Conceição (Concy) Rodrigues emplacou o projeto “1º Festival de Curta Metragem de Parintins”, incentivando a produção artística através do cinema nos bairros, escolas e praças. “Essa é uma vitória não apenas desse nosso projeto, mas para dezenas de pessoas de Parintins que amam a interpretação, a poesia, a música, porque a produção artística é um mistura de um pouco disso”, disse Concy Rodrigues.
O Instituto Boi Bumbá Garantido, sob coordenação de Telo Pinto e com o projeto assinado por Ana Cristina Mota, Márcio Porto e Ana Miranda aprovou o projeto “Companhia de Dança Folclórica Garantido Show, Promovendo a inclusão social através da Arte Cênica”, atuando com mais de 40 jovens a partir de 16 anos. “Há muito tempo o Garantido Show vem atuando com jovens e fazendo essa integração. A maior beneficiada com essa aprovação é a comunidade de Parintins. Precisamos buscar parceiros, órgãos que incentivam a produção artística, cultural e humana”, avaliou Ana Cristina.
O repórter-fotográfico Paulo Sicsú foi selecionado no projeto “Exposição Fotográfica – Perfil de Parintins”, e vai retratar o cotidiano educacional, econômico, cultural e religioso da Ilha, através de 50 peças fotográficas ampliadas em até um metro de altura e largura. Sicsú atua há 20 anos no ramo fotográfico.
Bastante emocionado, o fotográfo afirmou que a aprovação desse projeto é a realização de um anseio enorme, porque sempre quis fazer a exposição, mas esbarrou nas dificuldades financeiras.
“Pretendia fazer isso com certa independência, porque se você pede apoio político depois o colaborar diz que é o pai da criança. Surgiu a oportunidade na Funarte, mandei meus projetos, fui selecionado e aprovado. Agora estou feliz. Espero que esse trabalho abra outras portas mais a frente”, afirmou Paulo Sicsú
Seleção de artistas
Foram selecionados na Funarte projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais da região amazônica, que receberão, no total, um investimento de R$ 13,7 milhões.
A meta inicial era atender cerca de 770 iniciativas por meio de financiamento não-reembolsável. Porém, muitos projetos não atingiram o teto de 35 salários mínimos, valor máximo estabelecido no edital. Assim, foi possível ampliar o número de beneficiados, selecionando projetos de todos os nove estados da Região Amazônica: 37 do Acre, 15 do Amapá, 91 do Amazonas, 198 do Maranhão, 166 do Mato Grosso, 175 do Pará, 58 de Rondônia, 29 de Roraima e 159 do Tocantins. Os 37 projetos do Acre vão receber cerca de R$ 500 mil.