Pesquisar
Close this search box.

Projeto de Lei estimula produção de ovos no Amazonas

Projeto de Lei estimula produção de ovos no Amazonas

Os produtores de ovos do Amazonas terão maior competitividade para disputar o mercado com o produto vindo de outros Estados. Projeto de Lei (PL) do Governo do Amazonas com essa finalidade foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado nesta quinta-feira (10/12).

O Estado é o maior produtor de ovos da Região Norte, mas vem sofrendo a concorrência de outros Estados, principalmente daqueles que também são produtores dos insumos consumidos pela cadeia produtiva, como ração, e que por isso podem oferecer o produto por um valor menor.

Amazonas é o maior produtor de ovos da Região Norte

Indicador recém divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a produção amazonense de ovos, em grande parte instalada em Manaus e municípios no entorno da Capital do Estado, chega à casa das 63 milhões de dúzias.

A aprovação do PL acrescenta o artigo 18-A à Lei Complementar nº 19, de 29 de dezembro de 1997, que instituiu o Código Tributário do Estado do Amazonas.

O produtor local ganha vantagem com a medida por que ao mesmo tempo que terá que recolher o ICMS, ganha crédito presumido no mesmo valor do Imposto a ser pago. Ou seja, zerando o ICMS a recolher ao fisco estadual, ao contrário do ovo importado.

A importância do apoio do Governo foi destacada pelos deputados Sinésio Campos e Alessandra Campelo. Ambos falaram da importância da medida para evitar uma crise entre os produtores locais, para manter empregos e estimular o crescimento do segmento.

Tradição

Em recente declaração sobre a importância do segmento, o secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães, lembrou da tradição da atividade no Amazonas, que já chega há 50 anos.

“É preciso que o consumidor amazonense valorize nossos produtos regionais, que geram emprego, renda e melhoram a vida de quem mora aqui”, destacou o secretário. Segundo ele, o aumento da produção de ovos em 2019 reflete a política do Estado, em investir no setor primário.

Ranking

O Amazonas é a 12ª Unidade da Federação que mais produz ovos de galinha no Brasil, sendo Manaus o 14º no ranking dos maiores municípios produtores desses ovos.

A pesquisa do IBGE indica ainda que a produção de ovos de galinha, no Amazonas, movimentou R$ 228,3 milhões em 2019 – R$ 28,2 milhões a mais do que em 2018. O valor de produção também foi o maior do Norte do País.

No segundo semestre deste ano, 2020, segundo o IBGE, o Amazonas registrou 1.930.491 cabeças de galinhas poedeiras, conforme dados publicados através do boletim Produção de Ovos de Galinha – POG, atualizado recentemente.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar