29 de junho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Projeto de gestão de resíduo industrial no Inova SENAI/AM

xxxxx

Um projeto para diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo industrial gerado nas indústrias do polo de rodas foi sugerido pelos alunos da Educação Básica Articulada com Educação Profissional SESI e SENAI, apresentado na Mostra Inova SENAI 2015, na sede da instituição voltada para educação profissional da indústria, na semana passada.
O Projeto Le Vinyle reutiliza as sobras do scrap de vinil (material utilizado na fabricação do assento das motocicletas) para a confecção de pufs, bolsas e carteiras. “Mensalmente, cerca de duas toneladas de vinil são incineradas pela indústria local. Com o projeto, reduzimos o impacto ambiental e ainda geramos empregos para famílias de baixa renda da periferia de Manaus”, disse Gabriela Nascimento, uma das mentoras do projeto.
A estudante já recebe encomendas de produtos desde março. Ela atenta também para o baixo custo do produto final que chega a ter valor em média 70% mais barato do que o não beneficiado.

Projeto de irrigação inteligente
A principal ideia do Projeto I-SMART Irrigação Inteligente é diminuir o desperdício de água no setor agrícola e de construção civil, usando a energia solar para controlar o consumo de água na irrigação. De acordo com Rodolfo Galúcio, instrutor de Tecnologia da Informação do Barco Escola SENAI Sumaúma II, os maiores casos de desperdícios de água estão na agricultura, cerca 50% da água desperdiçada vão literalmente para o ralo.
O protótipo trabalha o processo de irrigação por meio de sensores que canalizam o solo irrigado e geram alerta em frases, avisando que não é mais necessário água no solo ou que o solo está seco.
O monitoramento da necessidade de água ou desperdício no processo de irrigação significa menor consumo de água, logo demanda menos energia, influenciando no preço final de alimentos e proporcionando menor custo ao produtor e preço mais acessível ao cliente.
De olho em ideias inovadoras para superar a crise do país, projetos como o “Air Trash”, “Reutiliza água” e “Prosamim Sustentável” também apresentam novidades, utilizando a tecnologia para o beneficio de uma indústria ecologicamente correta. A mostra Inova SENAI 2015 estadual é uma oportunidade de visibilidade dos 17 projetos apresentados e alcançar fomento.
Os projetos vão concorrer nas categorias de Tecnologias Industriais, Produto Inovador e Voto Popular. Quatro ganhadores, sendo três por votação de professores especialistas e técnicos das instituições de ensino superior da capital e um por votação popular. As melhores ideias serão aprimoradas para participação da etapa nacional do Inova.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email