Projeto de Belarmino Lins dá nome de Rosemary Costa Pinto à FVS

De acordo com Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Belarmino Lins (PP), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) poderá receber o nome da epidemiologista Rosemary Costa Pinto, falecida em janeiro deste ano de Covid-19. A propositura tramita nas Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e, se for aprovada, a entidade passará a ser denominada Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto.

“Como é do conhecimento de todos, a FVS-AM, no dia 22 de janeiro deste ano, perdeu a sua diretora-presidente Rosemary Costa Pinto, vítima da Covid-19. Mas, a verdade é que desde março de 2020, quando a pandemia começou no Estado, a Dra. Rose, como popularmente era conhecida, atuou na linha de frente da luta contra a doença que ainda hoje preocupa as autoridades do Amazonas”, argumenta o deputado progressista, justificando sua propositura.

Rosemary era farmacêutica bioquímica, sanitarista e epidemiologista de carreira da FVS, instituição que ajudou a fundar há 25 anos. Foi formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz – ENSP/Fiocruz, e era especialista em Informação e Informática em Saúde pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo Belarmino Lins, a Dra. Rose deixa um grande legado no enfrentamento à pandemia, exemplar para todo o Estado, atuando com equilíbrio nas orientações para que o Governo do Estado adotasse sempre as melhores medidas sanitárias na luta contra a disseminação da pandemia.

“A propósito, detalha o deputado, urge destacar a medalha da Ordem do Mérito com que o Governo do Amazonas reconheceu o trabalho competente e brilhante desenvolvido pela Dra. Rose no combate à pandemia”. Igualmente Belarmino destaca o Diploma de Honra ao Mérito recebido pela grande profissional de saúde do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em função dos relevantes serviços prestados pela epidemiologista ao povo amazonense.

 Tony Medeiros faz vistoria não-programada em unidades prisionais de Manaus

O deputado estadual Tony Medeiros (PSD) realizou uma vistoria não-programada,  em três unidades prisionais de Manaus, que ficam no KM 08 da BR-174: os Centros de Detenção Provisória Masculino (CDPM) 1 e 2, e o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). 

Acompanhado pelo secretário de estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Vinícius Almeida, Tony Medeiros percorreu vários setores do antigo semiaberto e do regime fechado, como salas de capacitação, salas de videoconderência – onde são realizadas audiências – e parlatórios onde os presos com restrição de visitas podem conversar (separados por um vidro) com advogados ou defensores públicos. 

 O deputado conheceu as ações de ressocialização do Programa “Trabalhando a Liberdade” em que os presos que apresentam bom comportamento desenvolvem trabalhos de limpeza, pintura dos prédios, entre outras atividades. Também conheceu a área em que os presos trabalham na olaria, hortas e granjas. 

Tony Medeiros também fez uma inspeção na cozinha e experimentou a comida servida aos presos. 

Após a inspeção o deputado disse estar impressionado com a estrutura e com as ações que são desenvolvidas nas unidades prisionais. “A imagem que se tem de um presídio não é muito boa. A gente fica até um pouco temeroso em relação a própria segurança, mas fiquei impressionado com as mudanças que vi. O reforço na segurança, nas celas, na organização. Até no entorno do presídio com câmeras que conseguem identificar pessoas que tentam se aproximar dos muros para jogar objetos aos presos”, afirmou. 

O secretário Vinícius Almeida agradeceu a visita surpresa do deputado, explicou o quanto é importante a fiscalização parlamentar em relação ao uso dos recursos públicos e destacou que o trabalho desenvolvido pela Seap tem o objetivo de “ressocializar e destruir os mecanismos do crime para que a sociedade, no seu dia a dia, tenha uma segurança pública mais eficiente”.

Foto/Destaque: Marcos Paulo Guedes

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email