Pesquisar
Close this search box.

Projeto compartilha soluções para inovar

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/12/projeto%20israel%20wei.jpeg

Projeto mostra soluções e práticas para o empreendedorismos inovador e visa  compartilhar modelo Israelense em Manaus. Metodologia será mostrada no evento EDUCKATHON nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Tech Hub Manaus, no bairro Armando Mendes Zona Leste. O objetivo é capacitar os participantes a desenvolver novos negócios educacionais EdTechs e propor soluções para os desafios da educação em Manaus e na Amazônia.

Além disso, o evento pretende reunir  especialistas em educação, profissionais com perfil de negócios, jornalistas e publicitários para de desenvolver ideias com potencial de negócios na área educacional. Além disso, vai realizar ciclo de desafios  com foco em problemas reais, alinhados aos princípios da inovação aberta e com as metodologias internacionais aprendidas.

Serão dois dias de criação dinâmica e colaborativa para desenvolver a próxima geração de soluções de tecnologia educacional em direção à pedagogia e aprendizagem inovadoras. Cecilia Waismann, VP de R&D da MindCET, e Ran Magen, Head de R&D da MindCET já estão em Manaus para palestrar no educkathon. O projeto visa estimular a cultura empreendedora da região com transferência de tecnologia e know how na aceleração de projetos e negócios tecnológicos educacionais em parceria com o ecossistema regional.

O programa permite ao CITS Amazonas (Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas) trazer a estrutura MindCET Israel, com as melhores práticas e modelo de inovação para criação de EdTechs para Manaus. Uma das metas do CITS foi estruturar uma equipe multidisciplinar capaz de absorver e implementar o conhecimento adquirido através do convênio de cooperação internacional com a MindCET, de Israel.

Segundo Bruno Monteiro, Coordenador dos projetos educacionais do CITS  e que fez parte da equipe que foi à Israel, o projeto só traz ganhos para a região e tem como finalidade  mostrar que Manaus começa a ter suporte de grandes players em se tratando de novas tecnologias de educação.

“O time do CITS foi capacitado nesta metodologia durante um ano inteiro para testar, aprender, e ser disseminador da mesma após este hackathon. O projeto é muito importante, por ser uma oportunidade internacional com Israel e ainda trabalhar com uma grande empresa como a MindCet, que desenvolve produtos educacionais inovadores de forma global. A oportunidade de aprender uma nova metodologia de forma prática e pode ainda passar esse conhecimento para a comunidade local é muito engrandecedor”, disse.

Durante o evento, os participantes receberão a capacitação e aplicação da metodologia MidCET Israel, suas melhores práticas e modelo de inovação para criação de EdTechs. Desta forma, espera-se alavancar projetos de tecnologia educacional, além de permitir ao participante o acesso a uma rede global de parceiros e conexões. "A parceria nos permitirá usar a metodologia e o espírito inovador da israelense MindCET para acelerar EdTechs brasileiras na Amazônia", diz Hélio Rotenberg, CEO da Positivo Tecnologia.  

Premiação

Com o apoio da Softex Amazonas, Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Ministério da Economia e Prefeitura de Manaus, o EDUCKATHON, contará  com palestras sobre o tema, oficinas e mentorias, além de uma banca de avaliação que elegerá os melhores projetos. Os vencedores da maratona, receberão além de premiação, a participação de um programa de intercâmbio de informações entre Brasil e Israel, mentoria e acompanhamento para desenvolver suas EdTechs, sendo acompanhados por profissionais mentores dos dois países. 

Por dentro

A MindCET, fundada pelo Centro de Tecnologia Educacional (CET), organização líder no planejamento e desenvolvimento de produtos tecnológicos para o sistema educacional em Israel, possui dois centros de aceleração de projetos e startups, sendo um em Tel Aviv e outro no deserto de Negev. A instituição usará os conceitos aplicados no modelo de Negev para replicar a iniciativa em Manaus.

O CITS Amazonas é o instituto desenvolvedor do projeto Desafios EdTech – Acelerando o Empreendedorismo de Impacto, do Programa Prioritário em Empreendedorismo Inovador, coordenado pela Softex no Amazonas.

“Montamos um time multidisciplinar que se adaptou muito bem com a metodologia e hoje está totalmente treinado e preparado para difundir o aprendizado e ajudar a gerar novos negócios educacionais na região”, disse.

Ainda de acordo com Bruno a tecnologia evolui muito rápido e educação brasileira não está acompanhando na mesma velocidade. “Hoje temos muitas escolas do século 19, professores do século 20 e alunos do século 21, com isso precisamos evoluir a forma de ensinar, criando produtos inovadores que ajudem no engajamento do aluno e o aproxime da escola. Uma boa educação é a chave para uma sociedade melhor”, disse.

“O CITS, como um instituto de ensino, pesquisa, desenvolvimento e negócios, empresta o seu know-how em desenvolvimento de software voltados principalmente na área de tecnologia educacional com desenvolvimento de soluções inovadoras para educação. Hoje, o CITS tem uma nova responsabilidade de fomentar esse conhecimento na região, conseguindo passar para a comunidade empreendedora uma metodologia internacional para criação de produtos, além de gerar novos negócios”, explica.

Serviço 

O que: EDUCKATHON – Hacking Education  – com tradução simultânea

Quando: 14 e 15 de fevereiro de 08:30h às 19:30h

Onde: Manaus Tech Hub Manaus – Av. Autaz Mirim, 2211 – Armando Mendes, Manaus – AM.

informações: 92 98115-8126 (Bruno Monteiro) e 92 98190 4000 (Vania Vial)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar