Pesquisar
Close this search box.

Projeto Carona Solidária é lançado na Semma

A Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) fez ontem o lançamento do Projeto Carona Solidária, iniciativa que pretende diminuir o número de veículos de servidores da secretaria em circulação com a finalidade de contribuir com a redução da emissão de poluentes atmosféricos, dentro da ASP (Agenda Ambiental de Administração Pública) do órgão.
A apresentação do projeto contou com a presença do professor do Departamento de Desenho Industrial da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), engenheiro mecânico Nelson Kuwahara, que fez uma explanação sobre o Projeto de Gerenciamento de Mobilidade que está sendo implementado atualmente dentro da universidade e que também prevê, entre outras finalidades, o incentivo à carona solidária da instituição. Hoje, aproximadamente 15 mil pessoas circulam pela universidade.
Além da carona, a Ufam pretende, em parceria com a Semma, Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Suframa, desenvolver o primeiro projeto de instalação de ciclovias da cidade. O trajeto interligaria o campus da Ufam e o Bosque da Ciência, dois importantes fragmentos florestais urbanos, ao Parque Municipal Lagoa do Japiim e os conjuntos habitacionais Elisa Miranda e Nova República.
O projeto está em estudo e deverá ser proposto ao prefeito Serafim Corrêa e à Superintendência da Suframa. O professor explicou que, dentro do projeto de Gerenciamento de Mobilidade, já estava prevista a construção de ciclovia ligando a entrada do campus ao minicampus, beneficiando diretamente o público que frequenta a universidade. A sugestão de ampliar a ciclovia e interligar os fragmentos florestais, o parque e os conjuntos habitacionais partiu da secretária municipal de Meio Ambiente Luciana Valente.

Benefícios à população

Segundo ela, a intenção é beneficiar a população com a possibilidade de prática de exercício e possibilitar a redução do número de veículos em circulação de quem se dirige das zonas Leste e Sul e de quem utiliza a universidade ou trabalha na área do Distrito Industrial. “Além disso, com a ciclovia, estaremos promovendo a valorização turística das áreas verdes que têm importância fundamental para o equilíbrio climático da cidade”, salientou Luciana. A secretária lembrou que, através de Carona Solidária, será possível iniciar um processo de conscientização interna dos colaboradores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar