Projeto Carona Solidária é lançado na Semma

A Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) fez ontem o lançamento do Projeto Carona Solidária, iniciativa que pretende diminuir o número de veículos de servidores da secretaria em circulação com a finalidade de contribuir com a redução da emissão de poluentes atmosféricos, dentro da ASP (Agenda Ambiental de Administração Pública) do órgão.
A apresentação do projeto contou com a presença do professor do Departamento de Desenho Industrial da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), engenheiro mecânico Nelson Kuwahara, que fez uma explanação sobre o Projeto de Gerenciamento de Mobilidade que está sendo implementado atualmente dentro da universidade e que também prevê, entre outras finalidades, o incentivo à carona solidária da instituição. Hoje, aproximadamente 15 mil pessoas circulam pela universidade.
Além da carona, a Ufam pretende, em parceria com a Semma, Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Suframa, desenvolver o primeiro projeto de instalação de ciclovias da cidade. O trajeto interligaria o campus da Ufam e o Bosque da Ciência, dois importantes fragmentos florestais urbanos, ao Parque Municipal Lagoa do Japiim e os conjuntos habitacionais Elisa Miranda e Nova República.
O projeto está em estudo e deverá ser proposto ao prefeito Serafim Corrêa e à Superintendência da Suframa. O professor explicou que, dentro do projeto de Gerenciamento de Mobilidade, já estava prevista a construção de ciclovia ligando a entrada do campus ao minicampus, beneficiando diretamente o público que frequenta a universidade. A sugestão de ampliar a ciclovia e interligar os fragmentos florestais, o parque e os conjuntos habitacionais partiu da secretária municipal de Meio Ambiente Luciana Valente.

Benefícios à população

Segundo ela, a intenção é beneficiar a população com a possibilidade de prática de exercício e possibilitar a redução do número de veículos em circulação de quem se dirige das zonas Leste e Sul e de quem utiliza a universidade ou trabalha na área do Distrito Industrial. “Além disso, com a ciclovia, estaremos promovendo a valorização turística das áreas verdes que têm importância fundamental para o equilíbrio climático da cidade”, salientou Luciana. A secretária lembrou que, através de Carona Solidária, será possível iniciar um processo de conscientização interna dos colaboradores.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email