Pesquisar
Close this search box.

Programa tem inscrições prorrogadas

A Comissão Institucional de Iniciação Científica da Fuam (Fundação Alfredo da Matta), informa que foram prorrogadas as inscrições para a seleção de bolsistas, projetos e orientadores para o Paic (Programa de Apoio à Iniciação Científica)/ Fuam 2013-2014.
A nova data de encerramento das inscrições é 26 de julho de 2013. O prazo de divulgação do resultado também mudou: os selecionados serão conhecidos no dia 5 de agosto, podendo recorrer da decisão nos dias 5 e 6 do mesmo mês. O resultado final será conhecido no dia 8 de agosto.
As inscrições continuam sendo realizadas no Departamento de Ensino e Pesquisa, sede da Fuam, no horário de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

COMO SE INSCREVER

Os interessados devem apresentar a documentação necessária, conforme o Edital 006/2013 – PAIC/FUAM, disponível no site da instituição (sessão Downloads). Para os candidatos às vagas de bolsistas, é necessário ainda, apresentar duas cópias impressas do Projeto de Pesquisa, conforme modelo disponível no site da Fuam (sessão downloads) acompanhadas de uma cópia digital, salva em CD.
Serão oferecidas 15 bolsas de iniciação científica, fomentadas pela Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por um período de 12 meses, para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação reconhecido pelo MEC, no Estado do Amazonas, em área relacionada ao projeto ao qual pretende se vincular.
O bolsista deverá dedicar 20 horas semanais às atividades de pesquisa, não possuir vínculo empregatício nem ser beneficiário de bolsa concedida por qualquer instituição de fomento, além de já ter cursado o 1º período de seu curso e não estar estudando nos dois últimos períodos na data de ingresso no Paic/Fuam.
O candidato também precisa possuir currículo na plataforma Lattes e cadastro atualizado no Banco de Pesquisadores da Fapeam.

SOBRE OS PROJETOS

Para concorrer à bolsa, o estudante deve inscrever projeto de pesquisa que apresente viabilidade técnica e econômica e que tenha mérito técnico-científico; critérios que serão julgados pela comissão institucional do Paic/Fuam. Além disso, caso envolva pesquisa com seres humanos, o projeto precisa ter sido submetido à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Fundação.
Os projetos podem estar em fase inicial ou até mesmo em andamento.

SELEÇÃO DE ORIENTADORES

Além de bolsistas, também serão selecionados orientadores para o Paic. Os interessados precisam ser funcionários do quadro efetivo ou suplementar da Fundação Alfredo da Matta e estar desenvolvendo atividade de pesquisa na instituição.
Os pesquisadores que não pertencerem ao quadro, mas que possuírem bolsa vinculada à Fundação como orientador, também podem concorrer desde que o seu período de permanência na instituição seja igual ou superior ao da vigência da bolsa de Iniciação Científica.
O candidato a orientador deve ter título de mestre ou doutor, experiência na atividade, além de ter coordenado ou ter participação efetiva em projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fuam.

SOBRE O PAIC

O Paic (Programa de Apoio à Iniciação Científica) foi implantado na Fuam com o apoio do Governo do Amazonas, através da Fapeam. O convênio entre as instituições prevê a concessão de bolsas de iniciação científica para estudantes por um período de 12 meses.
Os principais objetivos do Programa é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes de graduação; fortalecer os grupos de pesquisa da Fuam; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e promover a cooperação científica entre a Fuam e instituições de Ensino Superior do Amazonas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar