Programa Empreendedor Individual registra meio milhão de negócios, segundo MDIC

O programa EI (Empreendedor Individual), criado pelo governo para formalizar trabalhadores autônomos que tocam pequenos negócios, alcançou meio milhão de inscritos, de acordo com dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Até a última quarta-feira, o Portal do Empreendedor já contava com 501.125 trabalhadores inscritos.
Criado em julho de 2009 com o objetivo de formalizar até o fim deste ano 1 milhão de trabalhadores, como artesãos, cabeleireiros e ambulantes, o programa começou a passos lentos, mas uma reforma no sistema de cadastro facilitou o acesso de mais trabalhadores ao regime de tributação simplificada que garante aos contribuintes aposentadoria e outros benefícios, como auxílio-doença e auxílio-maternidade. Segundo o MDIC, nos últimos meses, a média de cadastramento chegou a 3 mil pessoas por dia.
“A sociedade já reconhece que o custo da formalidade é bem menor do que da informalidade. Atingir o patamar de meio milhão é bastante simbólico, pois mostra o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo legal pelos brasileiros”, afirmou em nota o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Edson Lupatini.
O Estado de São Paulo é a unidade da Federação com maior número de formalizados, com 108.640 empreendedores, seguido pelo Rio de Janeiro, com 65.016.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email