4 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Programa de Sementes leva milho e feijão a agricultores paraibanos

Os agricultores familiares paraibanos estão plantando o feijão e o milho distribuídos pelo Programa de Sementes da SAF/MDA (Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário) na última semana

Os agricultores familiares paraibanos estão plantando o feijão e o milho distribuídos pelo Programa de Sementes da SAF/MDA (Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário) na última semana.
Dos 26.520 agricultores beneficiados no Estado, 25.479 já estão com as sementes em mãos. No total, estão sendo distribuídas 132 toneladas de feijão e 265 toneladas de milho. Cada agricultor vai receber 5 quilos de feijão e 10 quilos de milho.
No território da Zona da Mata Sul, 100% dos agricultores já estão com as sementes, correspondendo a 811 agricultores familiares e 12.165 sementes entre feijão e milho. No território do Cariri Oriental, o programa preparou 24 municípios para começar a distribuição, que irá beneficiar 12.455 produtores. Mais cinco municípios também recebem as sementes nos próximos dias, o que irá atender a outros 2.059 agricultores.
A próxima etapa será no território da Borborema, no qual serão beneficiados 3.785 agricultores com 56.775 sementes, finalizando, assim, as entregas na Paraíba. O Programa de Sementes é realizado em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco).
Segundo o coordenador do Programa de Sementes da SAF/MDA, João Marcelo Intini, o MDA e a Embrapa cumpriram o prazo de produção e disponibilização das sementes, conforme o calendário agrícola de cada Estado. Ele explica que ficou sob a competência dos Estados ou municípios a retirada das sementes nas unidades locais da Embrapa.
Intini ressalta que o programa é voltado para agricultores familiares que participam do Garantia-Safra, seguro de produção que beneficia os agricultores do Semiárido brasileiro em caso de perda comprovada de mais da metade da produção agrícola, em função da seca ou do excesso hídrico.

Previsão para 2009

Cerca de 184 mil famílias de agricultores familiares de seis Estados brasileiros serão beneficiadas com o Programa de Sementes, totalizando a distribuição de mais de 2.700 toneladas de sementes de milho e feijão em 2009.
Já foram entregues as sementes em Minas Gerais, Paraíba e Piauí estão em fase de finalização. Os próximos Estados que serão beneficiados são o Ceará e Alagoas, seguindo o calendário agrícola.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email