Pesquisar
Close this search box.

Programa da previdência está disponível na internet

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) disponibilizou na quarta-feira, no site www.softwarepublico gov.br, do governo federal, o download do programa Cocar (Controle Centralizado de Ambiente de Rede).

O lançamento do programa foi feito na 4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre -Latinoware 2007, que foi encerrada no dia 14, em Foz do Iguaçu (PR). Esse é o segundo software com código aberto que a Dataprev disponibiliza na internet.

Desenvolvido pela Previdência Social, o Cocar é um software de administração de redes de computadores, que permite monitorar o tráfego entre as máquinas.

Um programa que desenvolvemos a partir da necessidade de saber o que acontece nos circuitos de rede. Se uma agência está sobrecarregada ou super dimensionada, podemos redistribuir equipamentos para otimizar os serviços de informática, explicou o analista de sistemas da Dataprev, Márcio Ishikawa.

O Cocar identificará também problemas, como o rompimento de um cabo de fibra ótica ou mal funcionamento em sistemas interligados. Segundo o analista, o programa já está sendo empregado para monitorar os computadores instalados nas 1.300 agências da Previdência Social em todo o país.

Ishikawa disse acreditar que o programa deverá interessar também a outras empresas do governo federal que têm muitos pontos de atendimento, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

O sistema é bastante flexível e pode ser configurado para acompanhar o tráfego das agências de um estado, de uma cidade ou mesmo de uma única agência. Por essa flexibilidade, ele pode vir a interessar também ao setor privado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar