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Profissionalismo de modo criativo

Desconfiar, disfarçar, omi­tir, contratar os piores, faltar com a ética, desonestidade, péssimos serviços aos clientes e até direcionamento equivocado, isto é o que está ocorrendo dentro de nossas organizações. Precisamos urgente profissionalizar de modo criativo e honesto nossas empresas. Muito dinheiro se perde por termos pessoas administrando para si e se defendendo no momento que deveria estar criando ou fazendo. Algumas organizações até sonham em estar entre as melhores para se trabalhar, mas os responsáveis por isso, quase sempre não possuem um planejamento concreto para realizar tal ato e ficam se enganando e enganando os seus subordinados. O momento é preocupante mais ainda tem jeito.

Devemos ter cuidado redobrado em nossa empresa a fim de fazermos dela um lugar de grandes profissionais. Devemos analisar profundamente pessoas que sempre querem agradar e deixam de fazer o que deve ser feito.

Precisamos fazer o melhor para nossa empresa e assim fazer a diferença caso contrario seremos apenas mais um no mercado tão competitivo em que vivemos. Os pequenos profissionais disfarçam estar traba­lhando através de tarefas menores e a omissão faz parte de seu cotidiano. Quando há necessidade de contratar alguém, este deveria escolher o melhor entre os demais candidatos, todavia não é isso que ocorre. O pior é quando necessita desligar algumas pessoas subordinadas a ele e normalmente, desliga os que mais servem para a organização que são aqueles que dão idéias e participam efetivamente do processo existente.

Mas nem tudo está perdido, para resolvermos isto basta pensar e agir como um profissional ético, de caráter sabendo direcionar os atos buscando crescimento para a empresa e para as pessoas.

A ética e a honestidade estão sendo tratadas, há muito tempo, com certa banalidade e isto leva para uma direção equivocada, pois, eleva a falta da ética e cria a desonestidade em todos os sentidos. São chefes e subordinados que sonegam informações, deixar de fazer o melhor negócio para o cliente ou empregador esquecendo com isso que hoje não podemos mais ser meros vendedores e devemos ser consultores para nossos clientes. Esquecem em pleno século 21 que precisamos orientar nossos clientes e colaboradores, pois, eles são nossa razão de viver enquanto empresa. Todavia, isto somente pode ser realizado por profissionais preparados e possuidores de vontade de realização e com espírito empreendedor. Mudar é necessário.

Certamente o processo organizacional precisa ser rea­va­lia­do. As prestações dos serviços vêm sendo penalizadas porque os pequenos profissionais não buscam o que é útil, não identificam as necessidades dos clientes e direcionam forças para aquilo que querem e não para o que é necessário. Para isso se resolver muito devemos fazer e o inicio é acertar nas contratações de bons profissionais, treiná-los e capacitá-los, pois, o direcionamento e a boa administração de esforços são fundamentais para podermos alcançar o sucesso. O maior desafio é que para combater maus profissio­nais precisamos, muitas vezes, tomar medidas radicais e até reiniciar todo um projeto, todavia, sempre haverá tempo para os grandes profissionais e somente estes fazem realmente a coisa acontecer rumo ao sucesso. Estamos iniciando um ano promissor e podemos começar optar por sermos os melhores ou simplesmente continuar a Administrar equi­vocadamen­te.Só depen­de de nós.

Flávio Guimarães é diretor da Gui­marães Consultoria e Treinamento Empresarial e professor. E-mail: [email protected]

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
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