Pesquisar
Close this search box.

Profissionais de saúde do Interior participam de oficina de humanização

Profissionais de saúde do Interior participam de oficina de humanização

Como parte das ações do Programa Saúde Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Projeto Educação Permanente em Saúde e Humanização em Movimento, realiza até esta quarta-feira (16/12) a Oficina de Fortalecimento e Ampliação de Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). 

A oficina contou com a participação de representantes de todos os municípios que compõem a Regional do Triângulo (Alvarães, Maraã, Uarini, Juruá, Japurá, além de Tefé). Os participantes contribuíram para a implementação dos NEPSHUs nos municípios e nas unidades de saúde.

“O objetivo é fortalecer as políticas de educação permanente em saúde e humanização no estado como potentes instrumentos de qualificação de servidores e gestores. Também temos por objetivo constituir uma equipe local ativa e comprometida com as questões de qualificação do servidor e mudanças nos processos de trabalho orientadas pelo diálogo”, disse o gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Educação em Saúde da SES-AM, Davi Cunha.

Esta foi a quarta edição da oficina regional, que aconteceu anteriormente nas regiões de Manaus e entorno, Médio e Baixo Amazonas.  Para a secretária municipal de Saúde de Uarini, Orivane Lopes, a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta importante como transformação para os profissionais de saúde e a população dos municípios, que ainda possuem dúvidas a respeito das ações de saúde em educação permanente. 

“Com essa oficina na região do Triângulo, teremos o fortalecimento e ampliação dos Núcleos de Educação em Saúde e Humanização nos municípios, ampliando nossos conhecimentos e, neste primeiro momento, identificando os problemas e as necessidades de EPS, de acordo com as categorias de análises propostas em cada situação. Então, nossa perspectiva é sair fortalecidos para sermos multiplicadores de conhecimentos aos demais profissionais”.

A meta da SES é ampliar ao máximo as equipes de educação permanente e humanização nos municípios.  “Temos a possibilidade de capacitar novos apoiadores para ampliação e fortalecimento das equipes nos municípios do Amazonas e, com isso, esses novos apoiadores terão as ferramentas necessárias para implantar em suas regiões os Núcleos de Educação em Saúde e Humanização, fortalecendo os profissionais e usuários do sistema SUS”, reforçou o chefe do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES, Mário Ernâni Júnior.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar