Pesquisar
Close this search box.

Professora cria tempero utilizando resíduos de camarão

Professora cria tempero utilizando resíduos de camarão

Imaginem um ingrediente bem amazônico que realça ainda mais os sabores da riquíssima culinária regional. Com foco na sustentabilidade, esse novo tempero está no ‘Eco Sabor de Manacá’, uma ideia promissora da professora Sigrid Nara Ruiz que ministra cursos de qualificação na área de gastronomia na unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Manacapuru, município da RRM (Região Metropolitana de Manaus).

Engenheira de alimentos e egressa da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Sigrid desenvolveu um caldo em pó a partir do aproveitamento de resíduos de camarão que é abundante na região. Além de ser ecologicamente correto, o produto agrega valor e tem grande potencial econômico.

Projeto foi desenvolvido pela professora Sigrid Nara Ruiz na unidade do Sesc em Manacapuru

As carapaças e carcaças do camarão regional, que antes acabariam no lixo, servem agora como temperos refinados, poderosos, para a utilização nos mais diversos preparos de alimentos no Amazonas, minimizando ainda os impactos negativos no meio ambiente.

“O nome Eco Sabor de Manacá dar essência ecológica e sustentável ao produto feito de resíduos do camarão regional, que geralmente são descartados no meio ambiente”, diz Sigrid Nara. Segundo ela, a partir daí, surgiu a ideia de aproveitar essas sobras do crustáceo que são riquíssimas em aroma, sabores, para a preparação de uma infinidade de iguarias gastronômicas.

A engenheira de alimentos afirma que o camarão é sazonal de julho a outubro em Manacapuru. E o projeto que empresta parte do nome do município é uma homenagem à cidade, uma das mais próximas de Manaus, a capital.  

“O volume de camarão nessa época é muito grande no município. E, então, decidimos aproveitar todos os resíduos da espécie que eram descartados, não aproveitados”, acrescenta. “É uma forma de disponibilizar novos ingredientes ao mercado gastronômico, possibilitando alavancar mais oportunidades de emprego e renda a um dos segmentos com grande potencial de negócios no Amazonas”, afirma ela.

A proposta do projeto é misturar os temperos da terra com outros sabores regionais. O caldo em pó serve para apurar mais a degustação das delícias encontradas em sopas, risoto, cremes, saladas e bobó de camarão, que hoje tanto encantam os visitantes do Amazonas. “É uma iniciativa altamente ecológica e sustentável que pode agregar muito mais valor à culinária regional”, ressalta Sigrid Nara.

Lançamento

Recém-lançado, o caldo em pó ‘Eco Sabor de Manacá’ ainda não está disponível no mercado brasileiro. Sua preparação ainda passa por etapas e processos como análises físico-químicas, registro de marcas e patentes, aberturas de empresas, entre outras exigências governamentais.

De acordo com a direção do Senac Manacapuru, os alunos aprovaram o projeto sob a tutela da professora Sigrid Nara que, em suas aulas, vem propondo também o desenvolvimento de outros produtos regionais que tenham como foco principalmente a preservação do meio ambiente, viabilizando novas atividades autossustentáveis no Estado do Amazonas.

“Foi muito importante o projeto. Absorvemos novos conhecimentos, novas técnicas, para aperfeiçoar ainda mais a nossa cozinha”, diz Géssica Jorge, empreendedora e uma das alunas dos cursos aplicados pela professora Sigrid, no Senac.

Géssica acrescenta estar surpresa com o potencial dos resíduos do camarão regional. “Jamais imaginei que as sobras da espécie pudessem proporcionar mais sabores à culinária regional”, salienta.

O diretor do Senac Manacapuru, Robson Gadelha, avalia que a professora Sigrid Nara e sua turma de alunos tiveram uma ideia genial em produzir o caldo em pó com resíduos de camarão da região.

Para Gadelha, a iniciativa é motivadora para as pessoas que trabalham no segmento de alimentos e de gastronomia no Amazonas. “É um produto ecologicamente correto, viável financeiramente e com um sabor inigualável”, destaca ele.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar