Pesquisar
Close this search box.

Produzir com matéria-prima 100% amazônica dá título a microempresário

A Conetech Indústria de Produtos Odontológicos Ltda faz parte do seleto grupo de cinco empresas no Brasil a produzir Cones de Guta Percha (insumo odontológico utilizado no tratamento dos canais dentários), com o diferencial de que a fábrica de Manaus utiliza como matéria-prima produtos 100% amazônicos. A começar, pela borracha (látex) -adquirida com produtores do Amazonas e Roraima- que associada a outros produtos odontológicos, tem como produto final o insumo utilizado no mercado há mais de 150 anos, sem conseguir substituto semelhante.
A iniciativa é do odontólogo Marcelo Silveira Lopes, que a exemplo de uma grande parcela da população brasileira, sempre sonhou em montar o seu próprio negócio e há cinco anos abriu a empresa. O microempresário recebeu a indicação da Fampeam (Federação de Associações de Micro e Pequenas Empresas do Amazonas) para o Prêmio de Microindustrial de 2008, concedido pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas).
O prêmio vai ser entregue nesta sexta-feira, às 19h no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo, na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro.
A solenidade que encerra a programação do Mês da Indústria distingue também o empresário da Construção Civil, engenheiro José Nasser, com o título de Industrial de 2008 e as empresas Nokia do Brasil Tecnologia Ltda, maior exportadora de 2007 e a Recofarma Indústria do Amazonas Ltda, esta por ter gerado o maior superávit cambial no ano anterior.

Empresa sofre com asiáticos

Segundo Marcelo Lopes, a Conetech em 2007, a exemplo de outros segmentos, enfrentou a concorrência asiática que ofereceu produtos similares a preços abaixo de mercado, mas sem a qualidade necessária. Somente este ano, disse o empresário, o empreendimento tomou novo fôlego. A boa fase já estimula a empresa a projetar aumento do quadro funcional, de 40 colaboradores para 120, além de uma diversificação nos produtos.
Na busca de melhorias, a Conetech firmou parceria com o CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia), para desenvolver pesquisas para melhorar o Guta Percha, produto já utilizado no mercado há mais de 150 anos sem substituto melhor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar