Pesquisar
Close this search box.

Produtores agrícolas do Pará realizam 10ª Festa do Cacau

O município de Tomé-Açu, a 216 quilômetros de Belém (PA), realiza a 10ª edição da Festa do Cacau, entre 26 a 29 de agosto. O evento reunirá produtores e suas entidades representativas, lideranças, técnicos do setor agrícola e comunidades dos municípios produtores de cacau. Tomé-Açu, que fica no nordeste do estado, é o 7º município paraense produtor de cacau, com mais de 300 agricultores envolvidos e uma área plantada superior a 2300 hectares.
Das 160 mil toneladas de amêndoas secas produzidas anualmente no país, o Pará já responde por 60 mil toneladas, recorde que permitiu injetar R$ 300 milhões na economia estadual. O crescimento de 65% da produtividade em relação ao ano anterior (a safra de 2007 foi de 36 mil toneladas) levou a Secretaria de Agricultura a reduzir, de 10 para 5 anos, a meta de tornar o Pará o maior produtor de cacau do país.
Tanto entusiasmo no crescimento da lavoura se deve a fatores como a qualidade do cacau paraense, com baixo teor de gordura e excelente ponto de fusão para fabricação de chocolate, e à alta produtividade do solo do estado. O Pará apresenta uma das médias mais altas de produtividade do mundo, de 881 quilos por hectare. A Indonésia, líder mundial em produtividade cacaueira, alcança índice médio de 908 quilos por hectare. A Bahia, tradicionalmente maior produtor brasileiro, apresenta média de 285 quilos por hectare.
Mas a produtividade do Pará ainda pode apresentar índices melhores se consideradas áreas específicas do estado como a região da Transamazônica, maior produtora paraense, que apresenta média superior a mil quilos por hectare, a mais alta de todo o mundo.
A Festa do Cacau é realizada pela Secretaria de Agricultura do Pará, e pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, órgão do Ministério da Agricultura, responsável pela política cacaueira do país.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar