Pesquisar
Close this search box.

Produção reverte queda e sobe 0,9%

A produção industrial subiu 0,9% em outubro em relação a setembro e reverteu a queda registrada no mês anterior -de 1% na mesma comparação-, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados ontem.
Em setembro, o resultado da indústria havia interrompido uma sequência de três meses de alta, na pior retração desde janeiro. O desempenho surpreendeu analistas e o governo, que esperava retração de 0,6%.
Após a forte queda no mês anterior, as projeções de mercado indicavam avanço próximo a 1% em outubro na comparação mensal.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, outubro registrou avanço de 2,3% – -a primeira alta nesta comparação em 13 meses. Com isso, o acumulado do ano foi de -2,9%. Nos últimos 12 meses, a produção industrial registra queda de 2,7%.
O resultado de outubro foi favorecido pela produção de bens intermediários, que registrou alta de 0,6% na comparação mensal. O item tem peso de 55% na pesquisa. A produção de bens de consumo duráveis (automóveis, basicamente), aumentou 1,4%, mas tem peso menor, de 10%.
Já a produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) e bens de consumo semiduráveis e não-duráveis variou negativamente no período.
Os dados do IBGE mostram ainda que a recuperação da indústria após o tombo de setembro está resitro a 13 dos 27 setores analisados na pesquisa industrial de outubro.
Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo IBGE. De acordo com o IBGE, a alta de 0,9% de outubro, na comparação com o mês anterior, resulta do bom desempenho de 13 dos 27 ramos investigados, sendo que as maiores contribuições vieram de indústrias extrativas (8,6%), máquinas e equipamentos (6,3%) e veículos automotores (3,7%). Entre os que tiveram queda na produção estão farmacêutica (-5,2%), refino de petróleo e produção de álcool (-2,6%) e edição, impressão e reprodução de gravações (-3,8%).
Já a expansão de 2,3%, na comparação com outubro de 2011 é, segundo o IBGE, reflexo do bom desempenho de 21 dos 27 ramos pesquisados. Os destaques são outros equipamentos de transportes (16,2%), como fabricação de aviões; máquinas e equipamentos (5,2%); equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, óticos e outros (29,8%); e alimentos (2,6%).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar