Pesquisar
Close this search box.

Produção reverte queda e cresce 2,7% em junho

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção industrial do país subiu 2,7% em junho na comparação com o mês anterior. O resultado reverte queda de 0,6% observada no mês anterior, pelo número revisado do órgão.
É o maior resultado desde outubro de 2007, quando a indústria crescera 3,5% ante mês anterior.
Segundo o IBGE, o patamar de produção industrial atingiu nível recorde, ficando 1,6% acima do nível de outubro de 2007. “O resultado mostra um quadro favorável, com crescimento generalizado nos setores’’, afirmou o coordenador de indústria, Silvio Sales.
Já no primeiro semestre, a produção industrial teve crescimento de 6,3%, na comparação com os primeiros seis meses de 2007. Na comparação com junho do ano passado, foi verificada alta de 6,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial tem crescimento de 6,7%, resultado idêntico aos período imediatamente anterior.
A Pesquisa Industrial Mensal demonstra que houve aumento de produção em 23 dos 27 ramos pesquisados em junho, na comparação com maio. O principal destaque ficou por conta da indústria automobilística, que com a alta de 9,8%, exerceu a principal contribuição positiva. Também registraram crescimento, ante outros, máquinas para escritório e equipamentos de informática (14,2%), minerais não-metálicos (5,8%) e outros produtos químicos (2,6%).

Resultados negativos

Por outro lado, os principais resultados negativos foram constatados nas indústrias de edição e impressão (-4,5%) e alimentos (-0,6%).
Entre as categorias de uso, os bens de capital registraram expansão de junho para maio, com alta de 7,7%, maior incremento desde outubro de 2003. Os bens de consumo duráveis tiveram expansão de 7%, e os bens de consumo semi e não duráveis cresceram de 1,2%. A produção de bens intermediários anotou alta de 2,8%, subiu 0,9%.
Na comparação com junho do ano passado, houve incremento da produção em 21 das 27 atividades analisadas. A produção automobilística registrou expansão de 19,4% nessa base comparativa. Também avançaram as produções de outros equipamentos de transporte (39,5%) e de metalurgia básica (8,3%).
No semestre, 21 das 27 atividades tiveram incremento de produção, com destaque, novamente, para o setor automobilístico, com alta de 18,4%. Também apresentaram crescimento as indústrias de outros equipamentos de transporte (33,1%) e máquinas e equipamentos (9,4%), em relação ao período de janeiro a junho de 2007.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar