Pesquisar
Close this search box.

Produção orgânica recebe incentivos

O governo do Estado, por intermédio do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas) realizou, no período de 17 a 19 deste mês, um curso sobre cultivo em sistema orgânico. O evento foi realizado na comunidade Boa Esperança, km 120, do município de Presidente Figueiredo.
O objetivo foi despertar a atenção dos agricultores locais para a produção orgânica que tem crescido, consideravelmente nos últimos tempos.
Vários aspectos referentes às práticas e benefícios da atividade foram apresentados durante o curso, com destaque para a montagem das pilhas do composto utilizando produtos existentes na propriedade. Na ocasião, os participantes aprenderam a fazer defensivos naturais com ação fungicida e, ainda, conheceram o processo de fabricação do biofertilizante que pode ser utilizado na adubação foliar.
De acordo com o técnico agrícola do Idam, Hélcio Saunier, responsável pela capacitação, a maior preocupação quanto à utilização dos resíduos químicos e a possibilidade de contaminação dos alimentos tem levado ao aumento da demonstração e da produção de alimentos orgânicos, possibilitando a segurança alimentar para o consumidor. Ele garante que, hoje, os consumidores estão em busca de produtos mais saudáveis. Isso acaba incentivando os agricultores a investirem mais na atividade que é uma das maiores aliadas da natureza, pois contribui com a preservação ambiental.
Conforme a engenheira agrônoma da Unidade Local do Idam, Genícia de Menezes, o entendimento dos problemas diversos do modelo agroquímico de produção agrícola praticado atualmente, aliado às vantagens marcantes do consumo de alimentos orgânicos é o que mais tem proporcionado uma rápida mudança na visão dos consumidores.
Diante das inúmeras vantagens, tanto na hora de plantar, quanto na hora de consumir pode-se perceber saúde e produtividade caminhando na mesma direção.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar