15 de abril de 2021

Produção industrial cresce 4,7% em novembro

A Dimac (Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estima que a produção industrial de novembro deve crescer 4,7% em relação ao mesmo mês de 2008

A Dimac (Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estima que a produção industrial de novembro deve crescer 4,7% em relação ao mesmo mês de 2008. É o que aponta o indicador de Produção Industrial Mensal, documento produzido pela Dimac/Ipea.
Em novembro de 2009, todos os indicadores setoriais utilizados pelo indicador apresentaram crescimento na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A produção industrial de outubro de 2009 registrou queda de 3,2% na comparação com o mesmo mês de 2008. Já na variação em relação a setembro, na série com ajuste sazonal, o resultado voltou a ser positivo, com a produção avançando 2,2%.
O setor de autoveículos recuou 4% ante outubro. O documento produzido pelo Ipea prevê também que a indústria avance 4,7% na comparação interanual, com pequena retração de 0,1% na margem.
Dentre os indicadores setoriais, o destaque ficou por conta da demanda por energia, que avançou 5,4% na passagem de outubro para novembro.
O principal item voltou a ser o setor de bens de capital. Segundo a pesquisa do Ipea, após o crescimento de 5% em setembro, o setor acelerou seu ritmo de expansão, avançando 5,9% em outubro. O resultado, ressalta o documento, “reforça as perspectivas de uma recuperação consistente dos níveis de investimento, o que, por sua vez, será importante para ampliar o potencial de crescimento sustentável da economia.”

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email