Pesquisar
Close this search box.

Produção de motos elétricas no PIM iniciará em 2022

A Voltz Motors iniciará sua produção no PIM ( Polo Industrial de Manaus) no primeiro trimestre de 2022. A empresa informou que precisou adiar a inauguração para garantir o pleno funcionamento e o padrão de qualidade da operação. Atualmente, a implantação da fábrica está no processo de montagem dos equipamentos.

Com a instalação da nova unidade a fabricante pretende reduzir o volume de importação a partir do adensamento da cadeia produtiva local. A expansão conta com investimentos de R$54 milhões.

Atualmente, a empresa importa todas as peças e monta seus veículos em sua base localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE). A instalação da fábrica no PIM vai contribuir para uma significativa redução dos impostos de importação — em razão dos incentivos fiscais da Zona Franca –, além de trazer agilidade de logística para a companhia. No local, serão fabricadas uma série de peças de seus veículos, do pedal de apoios e retrovisores a pastilhas e discos de freios. Inicialmente, a capacidade anual de produção será em torno de 50 mil veículos.

A nova fábrica surge com  um aparato voltado à motorização elétrica. O aporte de investimentos de R$54 milhões, deverá gerar aproximadamente 200 novos postos de trabalho. É o primeiro projeto relacionado à produção de motos elétricas no PIM.

“O estado do Amazonas, atualmente, é o principal polo de duas rodas do Brasil. Manaus está pronta para atender a cadeia de suprimentos desse setor, e os incentivos são os melhores”, conta Renato Villar, fundador da empresa  Voltz Motors. 

A Voltz já possui projetos aprovados e está iniciando os trabalhos para implantação, com meta para estar totalmente implantada em Manaus a partir do mês de novembro. “A operação em Manaus deve começar neste ano e centralizará toda a produção e montagem das motos elétricas”. 

Modelo de negócio e produtos

Atualmente, a Voltz conta com lojas conceito em Recife, cidade em que foi fundada, e em São Paulo e mais de 30 showrooms distribuídos pelo país. Nestes locais, os clientes podem testar seus produtos e conhecer sobre os veículos elétricos.

As vendas da Voltz são feitas exclusivamente por canais digitais, em que o consumidor seleciona o produto que deseja, com as configurações que precisa e efetua o pagamento. Depois, basta esperar que o produto seja entregue na porta de sua casa. A operação é inédita para uma empresa nacional de duas rodas.

Todos os veículos podem ser equipados com até duas baterias para aumentar a autonomia. Em seu “cardápio”, a Voltz conta com a scooter EV1, nos modelos básico e Sport, que possui mais autonomia e velocidade, e a moto inteligente EVS, projetada para aguentar o trânsito intenso e grandes distâncias.

“A EVS pode ser totalmente controlada por aplicativo de celular, além de possuir um smart controller programado para enviar dados para a nuvem da Voltz. O veículo é a nossa grande aposta para a mobilidade do futuro. Queremos transformar o mercado de duas rodas a partir de inovações tecnológicas em nossos produtos”, diz Villar.

Em sua configuração mais potente, a scooter EV1 alcança 180 km de autonomia e 75km/h de velocidade máxima. Já a EVS chega até 120 km/h em seu pico de velocidade e também possui 180 km de autonomia. As baterias dos veículos da Voltz são portáteis e podem ser carregadas em qualquer tomada. A carga completa de uma bateria costuma levar até 5 horas.

Saiba mais

 A empresa tem lojas instaladas em São Paulo e Recife e deverá expandir para as capitais de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Vitória e Florianópolis.  Também pretende instalar outras 100 unidades ‘pop-up’, que são lojas menores comandadas por parceiros e instaladas em locais estratégicos. A empresa pretende chegar em dezembro com 140 franquias ativas.

A empresa informou que ainda não há previsão para a instalação da loja em Manaus. As compras das motocicletas devem ser feitas pela internet por meio do site

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar