Pesquisar
Close this search box.

Procon-SP vê queda lenta de taxas para consumidor

O Procon verificou uma queda lenta nas taxas de juros praticadas em empréstimos para o consumidor, em seu levantamento de outubro, junto a dez instituições financeiras.

Foram pesquisados Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander Banespa e Unibanco. A pesquisa coletou taxas no último dia 2.

Segundo o Procon-SP, a taxa média de empréstimo pessoal era de 5,26% ao mês, pouco abaixo do 5,27% registrado no levantamento de setembro. No rol dos bancos pesquisados, apenas o BB rebaixou sua taxa de juros, de 4,53% para 4,50%, no período, enquanto as demais instituições financeiras congelaram suas taxas. Em sua pesquisa, o Procon-SP considera uma operação de empréstimo com prazo de 12 meses.

No caso do cheque especial, a taxa média recuou de 8,22% em setembro para 8,21% em outubro. O banco HSBC reduziu a taxa para seus clientes de 8,47% para 8,43%, enquanto o Bradesco rebaixou a taxa de 7,91% para 7,89%. Os outro oito bancos não alteraram as taxas praticadas. O Procon-SP levou em conta um prazo de 30 dias para essa modalidade de empréstimo.

Em setembro, o Copom (Comitê de Política Monetária) rebaixou a taxa básica de juros, que serve de referência para os bancos em suas operações de crédito com empresas e consumidores. A chamada taxa Selic caiu de 11,50% para 11,25%. Neste mês, o Comitê volta a se reunir no dia 17. Analistas de mercado se dividem entre apostas de manutenção da Selic e um novo corte de 0,25 ponto percentual.

Indústria paulista

O nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo cresceu 0,75% em setembro, após expansão de 0,23% em agosto, a partir de dados sem ajuste sazonal. Essa foi a nona alta mensal seguida, segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com a geração de 17 mil novos postos de trabalho no mês passado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar