Pesquisar
Close this search box.

Processos de RH ainda são inadequados

Muitas empresas de Manaus ainda não estão eficientes em serviços de RH (Recursos Humanos), pois não ela-boram os processos seletivos de maneira adequada. A observação é da gestora de RH, Ingrid Fagundes.
“Não é só fazer análise de currículos e chamar aquele que possuir mais cursos. O que interessa, de fato, é ter um profissional que não a-penas cumpra as metas da empresa, mas também que colabore para o crescimento da mesma, e é claro atinja o crescimento pessoal e profissional”, comentou.
As técnicas de RH auxiliam os gestores de empresas na hora da contratação de profissionais, e algumas das mais utilizadas são recrutamento, seleção e entrevista, e durante este processo são aplicados processos de dinâmica, além das tradicionais avaliações.
A gestora acrescentou que muitas das empresas hoje em adotam cautela quanto à renovação do quadro funcional. Segundo Ingrid, os métodos e técnicas mais recomendadas são análise curricular, processo seletivo, recrutamento, dinâmicas e entrevistas em grupo e individuais.
Segundo Ingrid, as dinâmicas em grupo devem ser feitas de maneira a explorar o potencial de cada um dos candidatos pré-selecionados e também avaliar o comportamento e a reação deles perante atividades em grupo. “Com essas atividades, é possível observar a capacidade de interação dos concorrentes, se há facilidade de trabalho em equipe e ainda como eles reagem a distribuição de tarefas”, esclareceu.
Já durante o processo de entrevistas individuais, o ato mais comum feito pelos profissionais de RH é analisar os currículos dos candidatos, observando desde dados pessoais, experiência profissional no cargo desejado, grau de conhecimento nos idiomas solicitados, dados complementares como viagens a trabalhos, prêmios, participação em seminários, workshops e eventos similares. Além de tudo isso, outro dado importante que é comumente observado é a pretensão salarial. “Muitas pessoas já indicam no próprio currículo quanto pretende ganhar. Outras se sentem acanhadas e preferem não pôr valores. Entretanto, algumas empresas já recomendam que a faixa salarial seja estipulada”, observou Ingrid.

Perfil profissional

Para trabalhar com recursos humanos, recomenda-se que o profissional tenha cursos na área de gestão de pessoas, gestão de empresas, além dos cursos superiores na área de RH. É necessário também ter noções de psicologias no trabalho para que os profissionais possam lidar com todos os tipos de situação.
“Não basta só o profissional de RH ter conhecimentos teóricos, pois são os práticos que revelam os bons profissionais e os que são capazes de gerar bons números para a empresa, além de melhorar o desempenho profissional”, finalizou Ingrid.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar