Pesquisar
Close this search box.

Processo de organização

Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. O processo de definir quais objetivos a organização pretende alcançar, com quais recursos, chama-se planejamento. O processo de dividir o trabalho entre as pessoas, para realizar os objetivos, chama-se processo de organização.
aO processo de organizar é uma seqüência ou conjunto de decisões ou procedimentos, que cria uma estrutura estável e dinâmica. Esta estrutura, chamada estrutura organizacional, define o trabalho que as pessoas, como indivíduos ou integrantes de grupos, devem realizar.
aAssim como ocorre com o planejamento estratégico e outras técnicas de administração, toda organização tem uma estrutura organizacional. Grandes organizações têm estruturas complexas, explícitas e formalizadas. As organizações de pequeno porte têm esquemas simples para definir quem realiza quais atividades.

1 – Processo de Organização
Organizar é o processo de dispor qualquer coleção de recursos (ou conjunto de partes) em uma estrutura, classificação ou ordem. Um conjunto de partes, classificadas ou ordenadas é um conjunto organizado. Organização é um atributo de qualquer conjunto estruturado ou ordenado segundo algum critério.
Organizar é, como todas as funções da administração, um processo de tomar decisões. As decisões de dividir o trabalho, atribuir responsabilidades a pessoas e estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação são decisões de organização. Dependendo das circunstâncias, a ordem das etapas ou decisões pode variar.
I – Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados.
II – Dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados para a realização dos objetivos.
III – Definir as responsabilidades pela realização do trabalho.
IV – Definir os níveis de autoridade.
V – Desenhar a estrutura organizacional.

2 – Divisão do Trabalho
Divisão do trabalho é o processo por meio do qual uma tarefa é divida em partes, cada uma das quais é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas. A divisão do trabalho permite às organizações realizar objetivos complexos, como montar equipamentos de grande porte, fabricar produtos em grande quantidade e atender a diferentes tipos de clientes, em diferentes localidades.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar