Pesquisar
Close this search box.

Primeiro Memorial de Cultura e Sustentabilidade de Parintins “Mundo Verde Emerson Maia”

Histórias e memórias são componentes fundamentais da vida. A história nos conta do registro dos fatos, a memória exalta o afetivo e o legado para gerações – assim surgiu o Projeto Mundo Verde composto pelo “MEM – Memorial Emerson Maia”, um Documentário biográfico de 15 minutos, a premiação do “PEMP – Prêmio Parintins Emerson Maia”, o Álbum Musical do Poeta da Amazônia, uma verdadeira saga do poeta prelas tradições da cultura popular e do universo ecológico da Amazonia.

O Evento – Na programação oficial da abertura do MEM, várias personalidades do segmento, cultural, artístico, social e político do Amazonas serão homenageadas. O evento é recheado de surpresas artísticas e a gastronomia autêntica do local que tem início marcado para hoje, 23 de junho, às 17 horas, com a entrega da ‘Comenda Mérito Cultura e Sustentabilidade’, no Balneário da Soraya na orla do Lago Macurany, localizado na Rua Agostinho Cunha, 2052 no bairro São Vicente de Paula (atrás do Bumbódromo). Esse palco central agrega um cenário inspirador ao projeto Mundo Verde, onde o poeta também compôs belas canções com a celebração da vida e amizades, à margem do enigmático Macurany. 

Cultura em toda parte –A inspiração do ciclo de homenagens ao saudoso Emerson Maia e sua obra tão diferenciada com cações e toadas partiu dos filhos Emerson Faria Maia e Osmar Faria Neto, ao convidarem Soraya Cohen para a criação e coordenação do projeto composto por vários tópicos a serem realizados em Parintins e Manaus.

Destacando a irreverência das brincadeiras de rua e do folclore de Parintins, a Comissão Organizadora do evento lançou nesta quarta-feira (22), o Bicho Folharal com três metros de altura com uma performance de ventania. O pré festival jamais será o mesmo depois desse acontecimento curioso e divertido – um perna-de-pau representando a sutentabilidade caminhou pelas movimentadas ruas e praças de Parintins levantando a bandeira da preservação, como sempre fez através de suas composições o compositor Emerson Maia. Um expressivo convite em movimento para socializar com as pessoas e de forma conceitual lembrar a importância da preservação da Amazônia. 

Prêmio Parintins Emerson Maia – O PEMP visa criar uma tradição e manter o legado do compositor da floresta vivo e latente.  Serão 40 categorias inscritas para concorrer ao prêmio de cultura e sustentabilidade na próxima etapa do projeto. O objetivo tasmbém é movimentar o turismo cultural no munic´pio parintinense entre o final de cada ano.

FICHA TÉCNICA

Data: 23 de Junho de 2022

Horário: 17h00

Local: Balneário da Soraya _ Rua Agostinho Cunha nr 2052 , Bairro São Vicente de Paula

Parintins – Amazonas

Informações  (92) 99114-7249

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar