Pesquisar
Close this search box.

Primeiras sondagens mostram Arthur na frente

Após nove candidatos terem registrado suas candidaturas à Prefeitura Municipal de Manaus junto ao TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral), uma sondagem preliminar, divulgada no site da empresa de tecnologia da informação Perspectiva, aponta o candidato do PSDB, Arthur Virgílio Neto, como o favorito entre os eleitores, com 23,8% das chances de ganhar.
Na abordagem espontânea, o candidato tucano foi lembrado por 11,9% dos entrevistados, seguido pelo candidato Serafim Corrêa (PSB) com 9,0% – e pela senadora Vanessa Graziottin, que aparece em terceiro lugar com 3,8%.
Na pesquisa estimulada o cenário permanece inalterado. A chapa Arthur-Hissa mantém a vantagem, aparecendo como primeira opção para 21,4% dos eleitores. Serafim Corrêa vem em segundo, com 19,8% dos votos, e Vanessa Grazziotin alcançou 17,3%.
A candidata do PCdoB, no entanto, leva vantagem quando se trata de segunda opção de voto (18,3%). Já o deputado federal Sabino Castelo Branco, de acordo com a sondagem, é o campeão de rejeição, sendo preterido por 30% do eleitorado. Mas, com 56,2 % dos eleitores ainda indecisos este quadro preliminar pode sofrer alterações durante a campanha e, principalmente, após a propaganda eleitoral no rádio e TV.
De acordo com a Perspectiva, diferentemente das pesquisas, Sondagem é um tipo de levantamento de opinião, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico, dependendo somente da participação espontânea do entrevistado, conforme art. 33 da lei n 9.504/97 e determinações do art. 2º, § 1 e 2, da resolução 23.364/TSE. A empresa informa ainda que irá registrar sua primeira pesquisa eleitoral no TER somente a partir de hoje (10), uma vez que este é o prazo final de registro, impugnação e homologação das candidaturas para o pleito de 2012.
A sondagem ouviu 1.535 entrevistados acima de 16 anos, entre os dias 4 e 6 de julho. A empresa Perspectiva lembra que neste tipo de levantamento não se aplica margem de erro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar