Pesquisar
Close this search box.

Primeira grande guerra

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/Wilson%20Lima.JPG

Wilson Lima (PSC) enfrenta sua primeira grande guerra justamente em um setor que, nos últimos anos, provocou as maiores hecatombes no Amazonas – a Saúde. Até um ex-governador (José Melo – PROS) foi parar na cadeia, acusado de receber propina do esquema montado por uma máfia no setor. A origem de todos os males agora é a convicção do vice-governador e secretário Carlos Almeida (PRTB), que não vê como viável o pagamento dos meses de setembro, outubro e novembro, devidos a empresas que terceirizam mão de obra para os hospitais e pronto-socorros de Manaus. Os médicos, que são os principais prejudicados, ao lado dos enfermeiros, estão mobilizados e têm o apoio tanto do Sindicato da categoria quanto do Conselho Regional de Medicina. Eles entendem que a estratégia do governo é responsabilizá-los pelo problema. Por isso estão reagindo. Na noite de domingo (3), momento de maior movimentação na principal unidade de saúde da capital, o hospital 28 de Agosto, fizeram uma manifestação ruidosa no local e praticamente declararam guerra aos governantes.

CONTINGÊNCIA

O Governo divulgou uma nota dizendo que poderia adotar um “plano de contingência”, caso os médicos e enfermeiros decidam paralisar as atividades. Não explicou do que se trata, mas a se levar em consideração o que falou o próprio Wilson Lima, em entrevista na abertura do ano letivo estadual, na última sexta-feira, dia primeiro, a ideia seria abrir vagas em hospitais privados.

AQUI NÃO

Preocupado com a possibilidade do movimento dos médicos contagiar os professores, o secretário de Educação, Luiz Castro (Rede), chamou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação e a Associação dos Professores para uma reunião e garantiu o pagamento da data-base deles. A negociação parte do patamar apresentado pelos profissionais, de 15%, para baixo.

SE DERAM BEM

Os senadores Plínio Valério (PSDB) e Omar Aziz (PSD) perceberam que o rio corria em direção ao colega Davi Alcolumbre (DEM/AP) e fecharam com a candidatura dele a presidente do Senado. Com a vitória do amapaense, receberam como recompensa um vídeo gravado por ele, em que se compromete com a Zona Franca de Manaus.

SE DEU MAL

Já o senador Eduardo Braga (MDB), que havia obtido uma vitória ao ser escolhido o novo líder de seu partido, que tem a maior bancada no Senado, acabou se dando muito mal nas redes sociais, criticadíssimo por comandar a tropa de choque do correligionário Renan Calheiros, que acabou renunciando à candidatura antes da segunda votação e acabou como grande derrotado no processo.

UNIDOS

A disputa no Senado não deixou sequelas na bancada do Amazonas. Ontem os três senadores se reuniram para reconduzir Omar Aziz à coordenação da bancada e definir uma estratégia para a reunião de hoje no Ministério da Infraestrutura, quando vão solicitar a pavimentação do trecho do meio da BR-319.

DELEGAÇÃO

O deputado federal Marcelo Ramos (PR) está sugerindo aos colegas de bancada que assinem memorando sugerindo ao Ministério da Infraestrutura que delegue ao Governo do Estado a pavimentação da BR-319. Ele quer ainda que o valor destinado à obra, de R$ 1,2 bilhão, seja repassado junto com a delegação.

MAIS UM

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas concedeu ontem o selo de qualidade, através do Serviço de Inspeção Estadual, ao segundo entreposto de ovos de Presidente Figueiredo, município distante 117 quilômetros de Manaus.  Com esse selo concedido, de número 207, o Amazonas conta com 34 entrepostos de ovos com selo estadual, o que proporciona à população ovos inspecionados com qualidade e geração de empregos.

ABACAXI

Em 2018, o Amazonas produziu cerca de 93,8 milhões de abacaxis. Atualmente, o estado é o segundo maior produtor de abacaxi na região norte, contribuindo com 15% da produção, o que representa 6% da produção nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os municípios com maior representatividade nessa cultura são Itacoatiara – nos Distritos Vila Engenho e Novo Remanso – e Careiro da Várzea, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas.

FRASES

“A eleição de (Davi) Alcolumbre reforça a luta por uma Zona Franca forte.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

“Vou ouvir as sugestões da população para compor as ações do meu mandato.” José Ricardo Weddling (PT), deputado federal

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar