Previsão média de gastos é de R$ 125

O consumidor manauara pretende gastar em média R$ 125 em presentes para o Dia das Mães. De acordo com a pesquisa de intenção de compra e confiança do consumidor realizada pela Fecomércio-AM (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas), o valor estimado é 10% maior em relação à intenção de gastos do mesmo período do ano passado (R$ 113).
Segundo o vice-presidente da instituição, Aderson Frota, o valor médio dos gastos, mesmo sendo um pouco maior, revela a preocupação em não assumir novas dívidas.
“O momento é de precaução uma vez que a economia segue desacelerada, apesar das mudanças pra incentivar o consumo”, destacou.
Ele ressalta que a modalidade “A Dinheiro ou Débito Automático”, opção de 53% dos entrevistados, como a melhor forma de pagamento como principal forma de pagamento (53,0%), também denota uma atenção especial ao endividamento pessoal, inadimplência e altas taxas de juros do cartão de crédito. Os pagamentos com cartão de crédito representaram 46,0% e o crediário, apenas 0,5% do total.
O economista lembra que a pesquisa revela uma tendência de comportamento que não anula a expectativa anunciada anteriormente pelas entidades do comércio, de crescimento no volume das vendas para a data. “Aposto que teremos um crescimento mesmo assim, até porque o brasileiro se decide sempre em cima da hora, então acreditamos que um número bem maior de pessoas vá às compras até domingo”, projetou.

Pesquisa

Ainda segundo a pesquisa, itens de vestuário, televisores e aparelhos celulares aparecem como as opções preferidas entre os entrevistados, com 7,4%, 3,4% e 1% das respostas respectivamente. Em 2011, as escolhas principais foram por roupas, televisores e relógios.
No entanto, faltando apenas uma semana para o Dia das Mães, a grande maioria (75,8%) ainda não sabe o que comprar.
A maior parte dos consumidores, 56,0%, disse preferir realizar suas compras no centro da cidade, dando atenção a itens como preços, promoções e variedade de lojas e de produtos. Já o comércio local aparece como a preferência de 27,0% pela sua localização, seguido pelos shoppings (16,8%), escolhidos principalmente pela climatização e segurança.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email