Pesquisar
Close this search box.

PREVISÃO ELEIÇÕES 2014

Com o troca-troca de partidos, sociólogos e cientistas sociais preveem uma situação atípica que deve mobilizar as grandes forças políticas na campanha eleitoral no Amazonas no ano da Copa do Mundo, tendo como destaque a acirrada guerra de interesses dos grupos nos bastidores divididos no apoio a Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (PROS), hoje as principais lideranças do Estado e virtuais candidatos à sucessão do atual governador Omar Aziz (PSD) em 2014.
Posicionados atualmente em palanques diferentes, Braga e Melo, que neste ano aumentou a sua popularidade junto ao eleitorado amazonense turbinado pela boa performance de Omar (com 74% de aceitação) na última pesquisa do Ibope, podem deflagrar uma disputa efervescente e levar a decisão para um possível segundo turno. Se confirmada essa previsão, o embate entre o senador e o atual vice-governador configuraria um fato histórico na política amazonense em termos de eleições majoritárias no Amazonas.
“Nos últimos tempos, Melo cresceu muito e pode atrapalhar as pretensões de Braga, que hoje detém pelo menos 90% das intenções de voto e tem o apoio de Omar, e levar a disputa para um segundo turno. Ainda existe muito chão pela frente até o próximo ano e esse cenário favorável ao senador pode mudar consideravelmente”, diz o deputado estadual Arthur Bisneto, presidente estadual do PSDB, que descarta o lançamento de uma candidatura própria de seu partido nas eleições de 2014.
Dizendo-se amigo íntimo de Melo, mas sem confirmar por enquanto que apoiará o virtual candidato nas eleições do próximo ano, Bisneto diz que o vice-governador tem um perfil de ‘líder nato’ e reúne boas qualidades e condições suficientes para desbancar Braga e sair vitorioso nas eleições majoritárias. “É um homem muito educado, cumpre sempre pontualmente os horários de trabalho e trata a todos com muita educação. Diante das adversidades, age com muita diplomacia e é um hábil negociador”, afirma o deputado, numa referência ao senador do PMDB, que adquiriu a fama de ser um truculento no trato com as pessoas. “Melo é um candidato e tem tudo para surpreender durante a campanha eleitoral”, acrescenta o parlamentar.
Com o apoio de Omar a Braga, Melo teve que se desfiliar do PMDB para ser um virtual candidato ao governo pelo PROS este ano. Se permanecesse no antigo partido, continuaria sendo alijado de suas atuais pretensões porque nas bases peemedebistas ele não reúne capilaridade suficiente para enfrentar a preferência da cúpula da legenda pelo senador, que tem como vantagem ainda o fato de ser o líder do governo Dilma Rousseff no Senado Federal.
E, dificilmente, o atual governador recuará da decisão, pois esse é o caminho para Omar chegar ao Senado em 2014, na visão do sociólogo Luiz Antônio Nascimento de Souza da Ufam (Universidade Federal do Amazonas). “A estratégica política dos dois (leia-se Braga e Omar) está muito bem definida. Eles se alternarão na dobradinha – Braga volta ao governo e Omar assume o Senado”, diz o sociólogo. Ele prevê que a ex-primeira-dama Sandra Braga, hoje suplente do marido no Senado, ficaria inicialmente no cargo após a desincompatibilização do líder peemedebista para disputar as eleições e, posteriormente, assumiria uma secretaria estadual com a eleição de Braga ao governo do Amazonas.
“Em termos de cenário político, vejo que os mesmos caciques que hoje governam o Amazonas continuarão no poder e apenas se revezarão nos cargos, a exemplo do que fizeram antigas lideranças estaduais, como Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes”, afirma. Ao contrário de Arthur Bisneto, o sociólogo diz que José Melo não tem capilaridade para enfrentar Braga que, segundo ele, é o virtual favorito para vencer as eleições. “Depois do pleito, o hoje vice-governador, derrotado, certamente voltará a ocupar uma secretaria de governo, de onde saiu e militou sempre”, prevê.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar