Pesquisar
Close this search box.

Pressão nos preços não vai empurrar inflação

A recente pressão sobre os preços não deve colocar em risco a trajetória da inflação ao longo do ano. É o que indica a edição mais recente do boletim Conjuntura em Foco, lançada nesta semana. O documento mostra que há uma tendência de relativa estabilidade para a inflação ao longo de 2010.
Segundo o boletim, dos grupos que puxaram a inflação em fevereiro – alimentação, transportes e educação – apenas o dos alimentos deve manter a alta nos preços por alguns meses. No caso dos outros dois, a pressão inflacionária deve ceder significativamente já em março por causa da dissipação dos reajustes das passagens e das mensalidades escolares.
Também nesta edição é analisado o desempenho das vendas no varejo, que leva à elevação da capacidade produtiva da economia; as movimentações do mercado de trabalho brasileiro; a balança comercial; as operações de credito no Sistema Financeiro e as contas do setor público.
Produzido pelo GAP (Grupo de Análise e Previsões) da Dimac (Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas) do Instituto, o estudo analisa a macroeconomia, apresentando números recentes das áreas sob estudo. Trimestralmente, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lança a Carta de Conjuntura.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar