Pesquisar
Close this search box.

Presidente do TCE-AM participa de lançamento do programa de compliance da Cigás

O presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, participou da solenidade de abertura da Semana de Imersão ao Compliance da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). O evento foi realizado no auditório da concessionária de distribuição e comercialização de gás natural e contou com a presença de autoridades como o governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida.

Denominado “Cigás em Compliance”, o programa visa, a exemplo do que é realizado de forma pioneira na Corte de Contas amazonense, fazer com que a companhia avance e tenha melhorias no cenário da governança corporativa. 

“Hoje todas as instituições públicas e privadas precisam demonstrar claramente que possuem um compromisso com a integridade organizacional e institucional. Significa uma organização transparente comprometida com valores, como por exemplo o desenvolvimento nacional sustentável”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, que destacou que as empresas que não se adequarem, devem perder espaço.

TCE-AM adere ao Programa Nacional de Transparência Pública da Atricon


Com o objetivo de avaliar e otimizar o nível de transparência nos órgãos públicos fiscalizados pelo TCE-AM, a Corte de Contas amazonense aderiu ao Programa Nacional de Transparência Pública, criado pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). O programa está na fase de comunicação e treinamento dos órgãos avaliados.

As fases do programa seguem até o final do ano. Nele, serão avaliados os níveis de transparência de cada órgão ligado aos Tribunais de Contas do país.

Na atual etapa do projeto, os órgãos avaliados receberam manual com orientações e questionários acerca dos temas relacionados à transparência. Os controladores de cada órgão também passarão por treinamentos para melhor compreensão do programa, manual, e preenchimento dos questionários recebidos.

Após o recolhimento dos dados, haverá um levantamento dos técnicos da Corte de Contas, que repassarão os dados coletados ao Grupo de Trabalho da Atricon responsável pelo Programa. 

TCE-AM realiza doação de computadores para unidade do Caic no Jorge Teixeira


O TCE-AM realizou a doação de seis computadores ao Caic Dr. José Contente, localizado na avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira. Entre os itens doados estão monitores e gabinetes completos com CPUs modelo Intel I5 e I7.

Conforme o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, as doações acontecem após uma renovação em parte dos computadores da Corte de Contas amazonense e agora poderão ajudar nas atividades do Caic.

Conforme a assistente social, Gizelia Alves, que representou a diretora do Caic, Elione Pontes, os computadores ajudarão principalmente no procedimento de alimentação dos sistemas de saúde e vacinação.

Estudantes de Contabilidade da Ufam realizam visita técnica ao TCE-AM


Estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram uma visita técnica ao TCE-AM. Promovida pela Escola de Contas Públicas (ECP/TCE-AM), a visita oportunizou aos graduandos informar sobre as atuações do Tribunal e conhecer a estrutura e atribuições da Corte de Contas.

Com a presença de 40 acadêmicos de contabilidade, a visita iniciou com a palestra “O Tribunal de Contas e a atuação do contador junto a esse órgão de controle”, ministrada pelo auditor Luiz Henrique Pereira Mendes. Em seguida, os visitantes foram apresentados a algumas funções que TCE-AM exerce para que haja o controle público do Estado.

TCE-AM institui oficialmente sistema de integridade


O TCE-AM publicou a resolução que institui oficialmente o seu sistema de integridade e compliance. Agora oficial, o sistema é válido para todos os servidores, sem distinção de cargo ou função, além de jurisdicionados e demais órgãos que se relacionem de alguma forma com a Corte de Contas.

Conforme o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, entre os principais objetivos do sistema está o fomento de uma cultura de condutas éticas esperadas no exercício do cargo ou função pública de todos os servidores da Corte de Contas.

Dircom TCE/AM

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar