Presidente do BC alerta para investimentos

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, fez ontem um alerta sobre a possibilidade de falta de financiamento para os investimentos programados para o país. Segundo ele, o crédito e o mercado de ações, principais fontes de recursos para projetos de empresas, não serão suficientes para atender a todos com a demanda prevista para os próximos anos.
“O mercado de ações e de crédito não terão capacidade de, sozinhos, atenderem à demanda de investimentos”, afirmou, em seminário promovido pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), na capital paulista. “Serão necessárias novas fontes de recursos”.
Dentre essas fontes, disse Tombini, o mercado de renda fixa pode desempenhar papel importante. Nesse mercado, empresas poderiam emitir títulos de dívidas. Com isso, elas obteriam os recursos necessários para tocarem os seus investimentos.
Tombini disse que o mercado de ações já provou que é viável no Brasil. Ele lembrou, contudo, que o mercado precisa se desenvolver para ter condições de financiar os investimentos previstos. “Este segmento ainda não preencheu todo seu potencial”, avaliou.
Estão incluídas na lista de investimentos programados as obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Além disso, melhorias na infraestrutura do país e a exploração do petróleo da camada pré-sal.
Sabendo disso, a Anbima anunciou também hoje a criação de um novo mercado de títulos de dívidas de empresas. Esse novo mercado terá regras criadas para estimular a emissão desses títulos, também chamados debêntures.
A Anbima espera que ainda neste ano o novo mercado esteja operando e servindo de alternativa para o financiamento a empresas.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email